O segundo semestre do ano traz consigo grandes oportunidades de negócios, especialmente para os setores de comércio e serviço. Pelo menos quatro das principais datas promocionais acontecem ao longo dos próximos meses: Dia dos Pais (14 de agosto), Dia das Crianças (12 de outubro), Black Friday (24 de novembro) e o Natal (25 de dezembro). Nesse contexto, é fundamental que os donos de micro e pequenos empresas estejam preparados para potencializar suas vendas usando todos os recursos possíveis, principalmente os digitais.
O gerente de Atendimento ao Cliente do Sebrae, Enio Pinto, comenta que é importante que os empreendedores estejam atentos à necessidade de diversificar seus canais de venda e de ampliar sua presença digital. “Desde o início da pandemia, a maioria dos empresários buscaram se lapidar, aperfeiçoar e profissionalizar. Com isso, cresceu significativamente o número de empresas que estão presentes no ambiente digital, fazendo negócio no ambiente on-line. Mas ainda dá tempo para aqueles que desejam rever seu modelo de negócios, incorporar mudanças e passar a utilizar as redes sociais ou vender em marketplaces”, avalia. “É a hora de organizar e explorar seu banco de clientes, preparar os estoques e pensar em novas estratégias”, acrescenta o gerente do Sebrae.
Confira 10 dicas preparadas pelo Sebrae para vender mais no ambiente digital:
1. Prepare-se
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing. Elabore um Plano de Negócios e tenha em mente também se pretende concorrer em nichos ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2. Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter a navegação facilitada, para que não desista e procure uma concorrente. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada, problemas em encontrar o que procura.
3. Seja verdadeiro
Não prometa o que não puder cumprir. Exponha com clareza questões sobre cobrança de frete e prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4. Dedique-se à logística
Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!
5. Ofereça multicanais ao cliente
É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante ou depois da compra.
6. Monte uma equipe preparada e bem treinada
Todos os profissionais das áreas de conteúdo, design, tecnologia da informação e marketing devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.
7. Anuncie
Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Bing), mídias sociais e outros.
8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)
O trabalho de Otimização para Mecanismos de Buscas (ou SEO) é direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem-posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.
9. Participe de um marketplace
Ter uma loja on-line não garante o tráfego de pessoas para o seu site, por isso ter estratégias de anúncios, SEO e redes sociais são importantes. Participar de marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas.com pode fazer seu negócio ficar exposto a grandes volumes de tráfego, mas a vantagem é que você só é cobrado quando realiza a venda.
10. Invista na gestão do negócio
O back office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-la para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.
Fonte: SEBRAE
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