15 dicas para expandir o seu negócio

Sucesso, lucratividade e crescimento estão entre as metas que os jovens empreendedores estabelecem para si mesmos ao lançar seus negócios .

É certo que esses resultados não são instantâneos. Eles não podem ser obtidos com o aceno de uma varinha mágica e nada é garantido.

No entanto, existem algumas etapas que você pode seguir para levar sua empresa ao sucesso .

 

  1. Ninguém nunca ficou rico trabalhando das 9h às 17h!

Para gerenciar com sucesso as diferentes facetas de sua vida como proprietário de uma empresa e reservar um tempo para sua vida privada, você deve ser organizado e metódico.

Porque você tem que passar muito tempo lá, principalmente nos primeiros anos. Portanto, para ter sucesso em seu projeto empreendedor , você deve amar apaixonadamente o que faz, mas também:

 

Organize-se e priorize suas prioridades

Muitas vezes, gasta-se muito tempo ajustando detalhes que na verdade não são importantes, em detrimento de atividades mais urgentes.

Antes de começar seu dia ou planejar suas atividades, faça uma lista de tarefas prioritárias .

Avalie a urgência e a importância de cada tarefa, então:

  • comece lidando você mesmo com tarefas urgentes e importantes,
  • então lide com aqueles que são importantes, mas não urgentes,
  • delegar aqueles que são urgentes, mas não importantes,
  • e deixe o restante para o final.

Organizar o seu trabalho também significa definir os prazos a serem cumpridos da mesma forma que você fazia na sua antiga vida de empregado.

Gerencie seus e-mails: eles podem desperdiçar seu precioso tempo rapidamente, especialmente durante os horários do dia em que você é mais produtivo. Não perca tempo verificando seus e-mails a cada cinco minutos. Reserve um ou dois momentos durante o dia para responder a eles (como no meio do dia ou no final do dia) e responda primeiro aos mais urgentes.

 

Otimize seu tempo e torne-se mais produtivo

Pode ser aprendido. Para otimizar seu tempo , utilize ferramentas de gestão empresarial , você será mais eficiente!

Passe pela digitalização, trabalhe de forma desmaterializada e instantânea.

 

  1. Estabeleça metas claras

Definir objetivos para você e sua equipe é um forte ato de gestão. Permite ao gestor:

  • expressar sua vontade para sua equipe e fortalecer sua liderança ,
  • direcionar a ação em coerência com os eixos estratégicos e operacionais da empresa,
  • para colocar seus funcionários em movimento, incentivando a ação.

Defina metas SMART para garantir que sejam relevantes.

A definição de objetivos tem um papel impulsionador para os colaboradores, promovendo o seu compromisso pessoal com a ação. Eles se envolvem mais e dão o melhor de si. Também ajuda a responsabilizá-los.

Esclareça seus objetivos e explique sua estratégia de negócios para que sua equipe possa ajudá-lo a implementá-la.

 

  1. Monte uma grande equipe e ajude-a a brilhar

Antes mesmo de pensar na trajetória de crescimento do seu negócio , você precisa ter certeza de ter uma equipe forte que possa ajudá-lo a alcançá-la.

Você deve ter uma ideia clara do que está procurando: acima de tudo, seja o mais específico possível na definição dos requisitos de cada cargo.

É verdade que contratar as pessoas certas ajudará sua empresa a crescer, mas isso não é suficiente.

Terá de se certificar de que mantém a motivação da sua equipa: por exemplo, apostando na sua formação, mantendo-se atento às necessidades, … ter funcionários experientes que conhecem o seu negócio por dentro e por fora.

E se você tem uma equipe talentosa, certifique-se de mostrar que eles são apreciados.

Funcionários felizes e motivados levam a negócios de sucesso.

 

  1. Nunca negligencie seus clientes confirmados

Ninguém está dizendo para você não gastar tempo e dinheiro na prospecção de novos clientes.

Mas antes de partir para novos contratos, pergunte-se: “vale a pena trazer novos clientes se não consigo manter os que já tenho?”

Enfatize seus clientes existentes : eles escolheram você em vez de sua concorrência! Então saiba como fidelizar seus clientes!

A fidelização dos seus clientes é essencial para a sustentabilidade do seu negócio. Esforce-se para satisfazê-los e nunca deixe que se arrependam de sua escolha.

Afinal, eles vão te dar uma boa publicidade, e muitas vezes é por meio de uma base de clientes fiéis e satisfeitos que você vai conquistar novos clientes.

 

  1. Identifique seus riscos

Risco do cliente, crescimento muito rápido, risco de insolvência, problemas de gestão, mau objetivo de marketing… O risco é inevitável e faz parte da gestão do negócio. Impossível controlar tudo!

De fato, a maioria dos contratempos pode ser evitada, se os reconhecermos com antecedência.

Felizmente, existem muitas maneiras de limitar as ameaças internas e externas.

Imagine :

  • Identifique todos os seus riscos em uma análise SWOT detalhada,
  • Imagine cenários de risco, incluindo causas e consequências.
  • Identifique as restrições do projeto.
  • Implementar modelos para estimar a gravidade das consequências.
  • Implementar modelos de estimativa de probabilidade de ocorrência.
  • Ter uma política detalhada em termos de gerenciamento de riscos do projeto.

 

  1. Seja flexível

Uma característica que as startups de sucesso costumam ter em comum é a capacidade de mudar de direção rapidamente em resposta às mudanças do mercado.

Uma abordagem fluida para o desenvolvimento, tanto em termos de seu produto quanto de seu negócio, ajudará você a progredir mais rapidamente.

 

  1. Alimente suas redes

Você pode sentir que conhece seu negócio e setor. Você tem relatórios que informam o que está acontecendo. Você lê comentários de clientes. Você fala com seus gerentes. Você está convencido de que tem uma imagem muito boa da realidade. A verdade é que você pode estar perdendo coisas!

Participe de reuniões às quais você normalmente não iria, atenda o telefone, conheça seus funcionários e clientes, esteja presente nas operações comerciais.

E acima de tudo, planeje e participe de todos os eventos de networking que direta ou indiretamente digam respeito à sua atividade! Você sempre encontrará oportunidades de aprender com a experiência de outras pessoas, descobrir novas soluções de negócios ou até mesmo alcançar clientes em potencial!

Você não pode expandir seus negócios se não aumentar sua rede ao mesmo tempo.

 

  1. Adote novas tecnologias

Se você está enfrentando a concorrência, precisa se manter atualizado com a tecnologia mais recente, que está em constante aprimoramento e é sinônimo de economia de tempo e eficiência.

Na era da economia digital, as novas tecnologias podem ser qualquer coisa, desde um novo software até a digitalização e muito mais.

A utilização das novas tecnologias pode melhorar a sua forma de trabalhar, permitir-lhe manter-se competitivo ou conquistar novos mercados… Por isso, aproveite-as!

 

  1. Faça projeções

Embora a flexibilidade seja uma qualidade importante para uma startup, você precisa saber onde pisar ao administrar um negócio.

Planejar sua próxima etapa é a melhor maneira de antecipar riscos e manter a segurança à medida que sua empresa evolui!

Aqui estão os planejamentos dos quais você não escapará:

 

O Plano de Negócios:

É aqui que tudo começa! O seu Plano de Negócios, ou Business Plan, é o documento que formaliza todo o seu projeto empresarial, detalhando a sua ideia de negócio, a sua estratégia de desenvolvimento do negócio, as suas ambições comerciais, o seu Modelo de Negócio e a análise de rentabilidade financeira do seu projeto.

 

O Plano de Marketing:

Fazer um plano de marketing é planejar as estratégias de marketing que você pretende implantar para atingir seus objetivos de negócios.

 

Planejamento Financeiro:

Para entender completamente sua margem de manobra, obtenha pelo menos 2 tipos de mesas:

  • um orçamento provisório claro e preciso, com dados confiáveis.
  • Sua previsão de fluxo de caixa: esta é a ferramenta chave para sua solvência. Ao utilizar uma previsão de fluxo de caixa em forma de tabela ou gráfico, você planeja seus prazos de pagamento e garante o cumprimento de seus compromissos financeiros.

 

  1. Saia na frente da concorrência

Ser competitivo é uma obrigação, não só para ser viável, mas também para poder desenvolver o seu negócio, e isso diz respeito a todos os setores de atividade.

O ideal é criar sua própria vantagem competitiva, por meio de:

  • Podendo produzir mais barato que a concorrência, você se impõe com ofertas atrativas de preços,
  • Oferecer aos clientes um valor agregado além do custo, graças a um conhecimento detalhado de suas expectativas.

Às vezes, você não precisa inovar a todo custo para conquistar a confiança de seus clientes! Um dos eixos para fazer a diferença está ao nível da qualidade do serviço ao cliente. Esse é um bom nicho para ganhar pontos, pois se todos conhecem esse conselho, poucas empresas realmente sabem como colocá-lo em prática.

Ouvir, utilizar o feedback dos seus clientes, cumprir as promessas, cumprir os prazos, não deixar os clientes sem resposta, demonstrar empatia, apresentar soluções adequadas… uma experiência excepcional.

 

  1. Desenvolva suas habilidades

Um escritor pode abrir uma editora. Um especialista em informática pode iniciar um negócio que fornece serviços de informática. Um cientista pode iniciar um projeto de pesquisa e desenvolvimento.

Cada um deles inicia seu projeto de negócios com seu próprio conjunto de habilidades. Esse conjunto de habilidades técnicas é o que lhes permite oferecer um determinado produto ou serviço.

Mas pode não ser o mesmo para administrar um negócio. Ser um líder empresarial entusiasmado e apaixonado não é tudo, também é preciso prestar atenção especial ao desenvolvimento de outras habilidades:

  • Vendas : você ouve seus clientes?
  • Marketing : você sabe como divulgar seus produtos?
  • Liderança : você sabe motivar sua equipe e gerenciar seus colaboradores de forma eficaz?
  • Gestão : você sabe administrar seu tempo? Priorizar suas tarefas? Arquivando suas contas?
  • Finanças : por exemplo, você pode ler um balanço? Você tem uma visão precisa dos seus custos reais de produção?

Para as habilidades mais avançadas, pergunte-se quanto tempo você tem. Existem alguns aspectos que um líder não deve ignorar ou deixar arrastar. Mesmo que não sejam os aspectos mais importantes no momento… se você quiser evitar problemas que podem lhe custar caro mais tarde, você deve prestar atenção a eles desde o início.

 

  1. Comemore cada sucesso, mesmo os menores

Não tenha pressa para curtir os momentos de sucesso, aplaudir sua equipe trabalhadora e apagar as velinhas do que foi conquistado.

Isso permite que você mantenha (ou adquira) uma atitude vencedora, infunda em você um estado de espírito que pode inspirá-lo até a próxima etapa.

Comemorar seus sucessos será bom para sua moral, bem como para seus funcionários, que o verão como resultado de seu investimento. Você também estará mais motivado, você e eles, para ir para a próxima vitória.

 

  1. Imagine que seu negócio é um imã

O objetivo é atrair clientes para o seu negócio. Para ser magnético, você tem que trabalhar nisso.

Use técnicas antigas como anúncios impressos e de rádio, mas também o mundo digital, em particular as redes sociais: site, blog, página do Facebook, perfil do Twitter, Instagram, Snapchat…

Verdadeiros relés para as empresas, o desenvolvimento dessas mídias sociais acentuou definitivamente a importância da presença digital. Seja qual for o tamanho ou setor do seu negócio, agora é fundamental falar sobre o seu negócio na web.

Não negligencie nenhuma das maneiras pelas quais você possa acessar os clientes. Seja você e seus funcionários embaixadores da sua marca .

 

  1. Peça conselhos

Você não deve ter o orgulho de pensar que sabe tudo, nem o medo de ser considerado um fraco assim que pede um conselho. A perspectiva dos outros pode fazer uma grande diferença para o seu negócio.

Se você tiver dificuldade em encontrar um mentor, chame seus círculos de contato, os profissionais que o cercaram até agora ou os especialistas em seu mercado.

 

  1. Crie um site profissional e fortaleça a imagem da sua marca

Escolha um modelo para o seu site projetado para atender às necessidades de todas as suas atividades comerciais. Isso facilita o acesso aos produtos/serviços da sua empresa.

Além disso, lembre-se de que sua marca define a identidade de sua empresa. Ele determina como os clientes percebem você, uma vez que transmite sua mensagem.

Pensando nisso, é fundamental escolher suas cores, suas fontes, seu logotipo e aproveitá-los da melhor maneira possível em seu site.

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Fonte: Portal Contnews
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