Lideranças, técnicos, prefeitos e especialistas do setor de turismo das cinco regiões do Brasil concluíram, nesta sexta-feira (12), as visitas técnicas, debates e trocas de experiências com foco no desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). As atividades do dia foram realizadas na Fecomércio PR e contaram com a apresentação do trabalho realizado no DTI de Curitiba, que reúne os setores público, privado, instituições de ensino e comunidade.

O grupo realizou visitas em pontos estratégicos que trabalham com o assunto na capital paranaense, como o Mercado Municipal, a Fazenda Urbana, o Jardim Botânico e o FabLab, modelos que conectam as pessoas com a cidade e trazem novos significados para ambientes públicos. A coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia, explicou que a vivência possibilita que os gestores tenham acesso a ações que podem ser replicadas em suas cidades.

“Essa aproximação permite que os gestores dos 12 municípios possam criar uma rede onde as experiências, desafios e soluções locais possam ser compartilhadas e percebidas, a fim de promover melhorias para suas regiões. Com a continuidade do programa, vamos seguir ao lado dos participantes para contribuir na execução de ações que possam fortalecer os DTI”, afirmou.

A ação teve como foco promover a troca de conhecimentos e experiências entre os destinos turísticos brasileiros participantes do programa, por meio de uma agenda institucional, vivencial e técnica.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Tatiana Turra, apresentou o DTI de Curitiba, explicou sobre a formação do grupo na capital paranaense e a identificação de diferentes pontos de atuação.

“Realizamos visitas técnicas para espaços conhecidos de turismo, mas nós vamos um passo à frente, ir além do olhar para os atrativos turísticos e ver também como os ambientes presentes na cidade podem servir ao turismo dentro desse processo”, pontuou.

Outro ponto da programação foi realizado, na quarta-feira (10), com a assinatura do termo de compromisso do Programa Turismo Futuro Brasil, uma parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o propósito de estimular o desenvolvimento dos destinos e negócios em 12 cidades brasileiras.

1º Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil conclui agenda em Curitiba
O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, durante sua fala ao lado da coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez. Foto: Ivo Lima.

“Quanto melhor for a cidade para quem mora, mais acessível e disponível será para o turista. Estamos trabalhando com o objetivo de ampliar a interação e integração do visitante durante toda a jornada, para que isso possa melhorar a experiência do turista e do morador local”, ressaltou a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.

O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, indicou a necessidade de dedicar esforços ao assunto.

“O pertencimento do comércio, do turismo e dos serviços é fundamental. Reforçamos o comprometimento da Fecomércio PR em ampliar as ações do turismo e de estar presente nesse ecossistema”, completou.

1º Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil conclui agenda em Curitiba
Ronaldo Lopes, prefeito de Penedo (AL), levantou conhecimentos para aprimorar atuação em seu município. Foto: Luis Felipe Miretzki.

O prefeito de Penedo (AL), Ronaldo Lopes, ressaltou os 387 anos de história do município e de como isso, ao lado dos espaços culturais da cidade, possuem valor para atração de investimento.

“Vemos o turismo como grande incentivador à geração de emprego e de renda na nossa cidade. Com a assessoria do Sebrae e do Bid e o intercâmbio entre o nosso grupo, vamos ter a possibilidade de alcançar os objetivos de uma forma mais rápida e mostrar o nosso espaço além das praias da região, conhecidas por todo o Brasil”, indicou.

O diretor de políticas de turismo e inovação da Belotur, em Belo Horizonte (MG), Marcos Boffa, exaltou a necessidade de encontrar meios de movimentar todo o ecossistema.

“Curitiba é um destino estabelecido e essa experiência nos auxilia a conhecer e avançar nos processos. É uma caminhada contínua, onde é preciso manter o fôlego para encontrar as melhores formas de fortalecer a cidade como um DTI. O Programa Turismo Futuro Brasil será um grande apoiador para que possamos seguir com o trabalho”, comentou.

1º Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil conclui agenda em Curitiba
Marcos Boffa, diretor de políticas de turismo e inovação da Belotur, em Belo Horizonte (MG) participou da troca de experiências. Foto: Luis Felipe Miretzki.

DTI

Programa Turismo Futuro Brasil é uma parceria estratégica estabelecida entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujo objetivo é apoiar a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de Destino Turístico Inteligente em doze municípios no Brasil.

A estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) será aplicada em: Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Centro-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA) e Novo Airão (AM), no Norte; Curitiba (PR) e Bombinhas (SC), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ), no Sudeste.

Fonte: SEBRAE
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