Por Marli Nascimento
Comunicação CRCMS

Na manhã desta terça-feira (10/9), terceiro dia da 21ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), no auditório Chapecó, foi realizado o Fórum “CFC Voluntário”.

Com o tema “Juntos Transformamos: educação financeira, solidariedade e controle para desenvolvimento social sustentável”, o fórum teve como objetivo despertar e incentivar o voluntariado por meio de ações individuais ou de iniciativas sociais de voluntariado organizadas pelo Programa CFC Voluntário. “É uma forma de trazer mais informações, porque, às vezes, a pessoa tem a vontade de praticar o voluntariado, mas não sabe o que fazer… o fórum procurou mostrar aos participantes um caminho, como é que eles podem doar seu tempo e ajudar o próximo”, informou o Coordenador Nacional do CFC Voluntário, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, que atuou como mediador.

O painelista e coordenador-geral de Arrecadação e de Direito Creditório, Eriton Lima de Oliveira, falou sobre o que é importante que para exercer o voluntariado. Para ele, os profissionais contábeis devem se atentar “às regras e obrigações tributárias”.

O auditor-fiscal da RFB, Gustavo Luís Horn, falou sobre as destinações para os Fundos da Criança e do Adolescente e para o Fundo da Pessoa Idosa e frisou que essas iniciativas “são maneiras pelas quais o profissional da contabilidade pode praticar o voluntariado, orientando as pessoas a contribuir com esses fundos, pois, por mais que a Receita Federal faça propaganda, faça toda a divulgação, a manifestação, a adesão da classe faz toda a diferença para que a pessoa confie no sistema e possa trabalhar com essa proposta”, explicou.

A consultora em Gestão Empresarial, Roberta Veras Antônio, trouxe uma reflexão para que os contadores “olhem para dentro de si e [observem] como podem aplicar a educação financeira dentro de seus negócios, porque acredito que nós contadores não somos apenas números, nós somos também seres humanos”.

A fundadora da Love Trash, startup de impacto socioambiental, Maria Isabel Nascimento, apresentou um case e falou sobre a sua definição de voluntariado. “É estar ali, é contribuir, dividir aquele conhecimento primeiro com o outro, é buscar esse equilíbrio de encontro de forças que a gente precisa, e se doar, é estar a serviço do outro”, descreveu.

O fórum contou com uma plateia atenta e participativa. Para a contadora Adriana Vieira, o evento foi muito gratificante porque esclareceu sobre arrecadação e destinação. “Falamos para o cliente destinar e acabamos não acompanhando, indo na instituição e vendo, de fato, onde foi aplicada a doação recebida e vimos aqui que é muito importante saber se o dinheiro foi aplicado naquilo que foi informado”, afirmou.

Já para Laura Panerai tudo foi importante, mas o que mais a marcou “foi saber da importância do profissional da contabilidade na questão do voluntariado para aumentar as arrecadações através das destinações, via imposto de renda. Isso foi o que mais me deixou impactada”. 

CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21º CBC oferece 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui