Por Thiago Benevides
Comunicação CRCSP

A importância do profissional da contabilidade no combate a crimes financeiros foi tratada no último dia do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) no painel “O Contador como Ator Relevante na Prevenção à Lavagem de Dinheiro”. A presidente do Conselho Internacional de Normas Éticas para Contadores (Iesba), Gabriela Figueiredo Dias, o presidente do Conselho de Administração Financeira (Coaf), Ricardo Liáo, e a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, debateram o tema no palco Florianópolis do 21° CBC. 

A presidente do Iesba apresentou o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro em um cenário global e como os profissionais da contabilidade são necessários para identificar a corrupção e os crimes financeiros. “Os contadores são parceiros confiáveis e necessários neste combate. Olhem com atenção para os padrões éticos de sua organização”, ressaltou Dias.

Ricardo Liáo tratou sobre a comunicação ao Coaf de casos suspeitos. “Apesar de ser uma obrigação legal, a comunicação ao Coaf é também um apelo aos contadores para que sejam aliados no combate à criminalidade”, explicou o presidente do Coaf. A indicação do que é a operação, de quem são os envolvidos e o que torna a operação suspeita foram alguns dos elementos que devem constar na comunicação, de acordo com o palestrante.

Sandra Campos falou sobre a atuação do CFC voltadas à prevenção aos crimes financeiros. “A mais recente iniciativa foi a promulgação da Resolução 1.721/2024, que revoga a Resolução 1.530/2017 e melhora os dispositivos normativos relacionados à atuação dos profissionais e organizações contábeis na prevenção de crimes financeiros. Esta é uma norma feita para proteger o profissional da contabilidade, a sua reputação e o seu negócio de serem envolvidos em escândalos de corrupção”, explicou a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”!

O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui