Diálogos foram mediados por profissionais da área que trouxeram informações sobre sustentabilidade e seus feitos na nova configuração de negócios
Por Monik Helen
Comunicação CRCTO
Um momento de muito debate sobre a Perícia Contábil e Ambiental. Assim foi o Fórum de Perícia realizado na manhã desta terça-feira,10, no auditório São Joaquim do Expocentro Balneário Camboriú/SC, durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC).
No primeiro painel, “Perícia Contábil e Sustentabilidade: relações e oportunidades de negócios”, o presidente da Diretoria Nacional do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), o painelista, Sebastian Soares, destacou que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está revendo todas as normas de perícia.
“A perícia vai precisar passar por um processo de revisão, pois a elaboração dos relatórios de sustentabilidade não conversam com as normas, e o profissional de perícia vai precisar conhecer essas temáticas, e não apenas a parte financeira e contratual. Queremos criar uma estrutura conceitual para dar sinalizações para os profissionais que trabalham nessa área”, ressaltou.
Já na sua explanação, a engenheira e painelista, Onara Lima, ressaltou que estamos vivendo um mundo de ativismo e questionou os presentes. “Será que estamos preparados para toda essa questão ambiental? Como vamos lidar com a cobrança da sociedade? Um outro desafio é analisar como essa perícia ambiental pode influenciar no meu negócio. A responsabilidade do contador é grande, e devido principalmente a Resolução 710, que trouxe aspectos relevantes sobre esse tema relacionados a sustentabilidade”, pontou.
Todo o momento de debate do primeiro painel foi mediado pelo Doutor em Ciências Contábeis, Erivan Ferreira Borges.
Segundo painel
O segundo painel – “Um olhar sobre a preservação da relação sadia e duradoura entre o perito contábil e a justiça” envolveu os participantes. O painelista Paulo Cordeiro de Melo comentou sobre os prazos para a realização da perícia, a entrega do laudo pericial e debateu também sobre a responsabilidade do documento que está sendo estudado.
“Cuidado com a informação que você vai gerenciar, isso deve ser feito da melhor forma possível. Os documentos que constam no processo são muito importantes e, caso não sejam avaliados de forma correta, as penalidades são altas”, destacou.
A painelista e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Suely Gualano Bossa Serrati, frisou a necessidade de conhecer a matéria periciada. “O laudo pericial deverá ser escrito de forma direta e clara visando atender a necessidade dos julgadores munindo os magistrados de ferramentas para justas decisões. A partir do momento que forem nomeados, é importante informar dos inícios dos trabalhos. Comunicação e diálogo é a palavra de ordem”, ressaltou
A contadora Sandra Batista, perita contábil e especialista em Direito Tributário, em Gestão de Entidades de Interesse Social, em Recuperação Judicial, Falência e Gestão Judicial foi a mediadora do painel.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”!
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui