Por Ana Paula Machado
Comunicação CRCSE

A primeira Palestra Magna do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) foi conduzida pela executiva, e, também, contadora, Rachel Maia, que é uma referência em liderança e diversidade no mundo corporativo. Com uma trajetória de sucesso que inclui cargos de destaque em multinacionais e um engajamento constante com questões sociais, Rachel trouxe ao público reflexões profundas sobre os desafios de construir uma carreira sólida em um ambiente de negócios marcado pela pluralidade e pela necessidade de inclusão.

Rachel falou durante a palestra sobre um dos principais obstáculos ao sucesso: a autossabotagem. “Sabotar-se, achar que não pode, que não é capaz, que não vai conseguir”, disse, destacando que o primeiro passo para o sucesso é superar essas barreiras internas. Para ela, a geração de oportunidades é fundamental para o crescimento pessoal e coletivo. “Gerar oportunidades, esse é o ciclo da vida que eu acredito”, afirmou a executiva.

Ao longo de sua carreira, Rachel sempre se destacou pela busca incessante por conhecimento, concluindo MBAs em instituições renomadas como Harvard, USP e FGV. “Sempre acreditei que atualizar é uma fórmula de continuar inovando. Essa é a dica para todos os meus mentorados. Conhecimento é poder, ninguém te tira”, afirmou.

Durante a palestra, Rachel reforçou a importância de estar preparado para as oportunidades quando elas surgirem, citando uma frase que a inspira: “Sorte é estar preparado quando a oportunidade chegar”, mencionando Oprah Winfrey como uma de suas referências.

A executiva encerrou sua palestra com uma mensagem sobre o impacto coletivo da diversidade e da inclusão. “Ninguém deixa ninguém para trás, vamos fazer com que essa realidade nos transforme de forma coletiva”, disse, incentivando o público a refletir sobre como as mudanças no ambiente corporativo podem impulsionar transformações sociais mais amplas.

O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”! 

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui