Planejamento estratégico é um pilar fundamental para lidar com erros e acertos ao longo da jornada das micro e pequenas empresas. Traçar metas de curto, médio e longo prazo, de acordo com a realidade do empreendedor, tornam o futuro do negócio algo mais concreto e palpável.
A Razonet, empresa catarinense que ganhou o prêmio do Grupo Amanhã, “Campeãs da Inovação”, de startup mais inovadora da região sul, conta com especialistas que oferecem soluções criativas e personalizadas em contabilidade digital e orienta os profissionais que precisam desse tipo de serviço.
Dicas para um bom planejamento em 2023
“Apesar de não saber o que o futuro nos reserva, não podemos ficar dependendo de mudança de governo ou outros fatores para determinar o futuro da empresa, caso contrário, viramos apenas passageiros”, aponta Valdenir Menegat, sócio da Razonet Contabilidade Digital. Ele explica que é muito importante unir a equipe e fazê-la participar do planejamento para o próximo ano. “A batalha diária consiste em contas para pagar, filho para criar, relação com fornecedores etc. A escolha é sua se vai para batalha preparado ou de qualquer jeito”, explica.
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Como iniciar e quem levar para a primeira etapa de planejamento
É importante ressaltar que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Dito isso, mesmo que a empresa seja de uma pessoa só, o empreendedor deve buscar orientação, conselho, direcionamento nem que seja para a própria família. “Enquanto gestor, é necessário avaliar quem é essencial e quem faz questão de participar do dia a dia da empresa. Essas sim são pessoas que o empreendedor deve buscar. Nessa reunião, as pautas serão aumento de vendas, expectativa de faturamento, estratégias de marketing, projeção financeira e outros pontos que julgarem importantes. O que não pode acontecer é deixar de olhar para os números! Quem não olha os números da empresa está cometendo um grande erro”, salienta Menegat.
Não é só o contador que deve se atentar aos números da empresa
A contabilidade é o instrumento, é quem leva a informação para o empreendedor; que por sua vez, deve sim se atentar aos números, afinal, é o SEU negócio que está em jogo. A problemática dos setores deve ser desmistificada. O responsável deve estar a par de tudo que acontece para que sua tomada de decisão seja assertiva e próspera para o negócio.
O sócio da Razonet faz uma analogia com médicos e pacientes. “Como um médico traça o diagnóstico sem saber dos sintomas? Sem examinar? Não existe isso. O mesmo acontece com empresários que ignoram os números. Não há chance de prosperar sem analisar o financeiro”, finaliza.
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Principais métricas para o próximo ano
Vendas, lucro e fidelização do cliente. O empreendedor deve focar nas vendas porque só assim seu lucro vai aumentar. Nada adianta ter uma empresa bem estruturada se ela não consegue vender. Quem vende uma vez, vende duas, três, 10 mil vezes – desde que feita de forma correta, transparente e honesta. Clientes satisfeitos recomendam seus produtos/serviços. Eles voltam e atraem outras pessoas junto deles – nada melhor do que uma propaganda boca-a-boca.
Perder clientes faz parte?
Valdenir Menegat explica que faz parte perder clientes, é uma coisa natural. O que não pode acontecer é a empresa tentar agradar a todos. “A filosofia de um negócio deve se manter firme no propósito. Quem concorda, fica, compra e volta. Sempre há quem só busca benefícios próprios, te suga até a última gota de suor e isso não vale a pena. Deve haver relações positivas para os dois lados”.
Autoanálise da gestão empresarial
O gestor deve saber quais são suas deficiências e quais aspectos deve melhorar. A autoanálise é muito importante nesse quesito. “Aprendi observando, ao longo de 30 anos, que todo empresário é um pouco arrogante. A liderança não está ali para fazer um favor para o cliente. A liderança é a que serve o cliente. O empreendedor deve ter a humildade de discernir a diferença e trabalhar para a melhoria constante”, reflete Menegat.
A inspiração está em todos os lugares. Cabe ao profissional deixar a mente aberta, absorver e filtrar tudo que está ao seu redor.
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Fonte: Jornal Contábil
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