Empresas de todos os setores e portes atravessam períodos de turbulência diante da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Muitos negócios precisaram se reinventar, avançar na transformação digital e investir na profissionalização da gestão para garantir a competividade e a sobrevivência.
Para Luiz Marcatti, presidente da MESA Corporate Governance, o momento pede que os administradores analisem o cenário com muita cautela e segurança antes de tomar qualquer decisão.
“É como enfrentar tempestades durante o voo. O piloto precisa ter segurança de que possui visibilidade e informações corretas para seguir adiante e transmitir confiança aos passageiros e tripulantes.
O mesmo vale para os administradores que precisam ter sistema de informações e indicadores confiáveis, sem o que a empresa terá mais dificuldades para atravessar períodos de incertezas”, ensina o consultor.
Para garantir o desenvolvimento e a profissionalização do negócio, Marcatti ensina cinco dicas de gestão que podem ser aplicadas em empresas de diversos segmentos, independentemente do tamanho e do nível de maturidade.
1- Informações precisas
Em momentos de tempestade, principalmente por não sabemos quanto tempo vai durar, é muito importante que os administradores das empresas tenham um sistema de informação o mais preciso e atualizado possível. Isso ajudará a tomar decisões com mais segurança, principalmente nos momentos críticos.
2 – Caixa em dia
Se o piloto acha que vai demorar para chegar ao aeroporto, precisa checar se tem combustível suficiente.
A mesma lógica vale para o caixa da empresa. Muitas organizações não têm clareza e nem segurança do quanto gastam e quais são seus custos. Ficam concentradas na venda e no faturamento.
Em períodos de crise é extremamente importante ganhar dinheiro dentro de casa, racionalizar os recursos e avaliar a situação econômico-financeira, especialmente quando a necessidade leva a buscar recursos com agentes financeiros.
3- Equipe competente
O administrador precisa ter a certeza de que tem a pessoa certa no lugar certo, ou seja, profissionais com a competência adequada para ocupar posições de acordo com a necessidade da empresa.
Se o time não é competente, o gestor se sobrecarregará e, fatalmente vai enfrentar riscos e problemas.
4- Profissionalização da equipe
Colaboradores despreparados comprometem resultados e estragam a relação da empresa. Muitos não sabem o tamanho do prejuízo que um profissional despreparado pode acarretar à empresa.
Se os empresários ainda duvidam da importância de ter equipes qualificadas, lembrem-se de Henry Ford, empresário americano que revolucionou a indústria automobilística.
Há 100 anos o fundador da Ford Motor Company disse que o pior é não investir em treinamento e depois perder o funcionário, mas não treinar e o funcionário ficar na empresa.
5- Investir em tecnologia
Uma empresa não se torna digital pelos recursos tecnológicos, e sim pelo modelo mental e pela cultura implementada.
Os administradores precisam estar mais abertos para o mundo dos negócios aliado à tecnologia.
A pandemia acelerou a transformação digital das companhias que precisarão manter o modelo para continuar atendendo as demandas e necessidades dos clientes.
Por MESA Corporate Governance
O post 5 dicas para ajudar a sobrevivência das empresas em tempos de crise apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui