O Brasil é um país rico em diversidade, sendo assim, possui muitas regiões que diferem entre si, o que pode gerar problemas de saúde diferentes variando de local para local.
Afinal, existem fatores que podem colaborar para o agravamento de algumas doenças, como o tempo, por exemplo, e as condições de saneamento e qualidade de vida.
Mesmo assim, é possível realizar uma análise e identificar quais são as doenças mais comuns entre a população brasileira.
É importante dizer que hoje apresentaremos as doenças crônicas mais comuns no país, afinal conforme apontado pelo IBGE as doenças crônicas são um problema mundial de saúde do mundo, o que não difere quando pensamos no Brasil.
Leia +: 15 doenças que podem te aposentar por invalidez em 2023
Doenças mais comuns entre os brasileiros
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 no Brasil, 52% das pessoas de 18 anos ou mais informaram que receberam diagnóstico de pelo menos uma doença crônica em 2019.
Por se tratar de um problema grave, é importante você conhecer as doenças crônicas mais comuns no país e sempre realizar exames de rotina com o seu médico para acompanhar sua saúde.
Hipertensão arterial
A hipertensão arterial afeta 23,9% das pessoas, ou 38,1 milhões de pessoas, sendo 26,4% mulheres e 21,1% homens.
A doença costuma se tornar mais comum conforme as pessoas são envelhecendo, desta forma, 56,6% das pessoas de 65 a 74 anos tiveram esse diagnóstico e 62,1% entre a população de 75 anos ou mais de idade.
Também conhecida como pressão alta, está é uma doença crônica que é caracterizada pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias.
A hipertensão arterial pode se agravar e provocar problemas graves de saúde, sendo eles os mais comuns:
- Colesterol alto;
- AVC;
- doenças cardiovasculares;
- Infarto,
Consumir álcool em excesso, a obesidade, fumar e abundantes quantidades de sal, podem piorar o estado da doença que entre os sintomas mais comuns estão:
- Dores no peito;
- Dor de cabeça;
- Tonturas,
- Zumbido no ouvido;
- Fraqueza,
- Visão embaçada; e
- Sangramento nasal.
Diabetes
Entre os anos de 2019 e 2021, a Federação Internacional de Diabetes alertou sobre o aumento em 16% da incidência do problema na população mundial.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, estimou que 7,7% da população de 18 anos ou mais de idade informaram ter recebido diagnóstico médico de diabetes, o equivalente a 12,3 milhões de pessoas, sendo 8,4% das mulheres e entre homens, 6,9%.
Distúrbio causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio que regula o açúcar no sangue e fornece energia ao corpo.
A insulina é um hormônio que quebra as moléculas de glicose (açúcar) e as converte em energia para manter as células do corpo.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
O diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes e entre os sintomas mais comuns estão:
Sintomas do diabetes tipo 1:
Uma doença crônica hereditária não transmissível e afeta de 5% a 10% de todos os diabéticos no Brasil. Cerca de 90% dos diabéticos no Brasil são desse tipo, sendo os sintomas mais comuns:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Sintomas do diabetes tipo 2:
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não usa a insulina que produz adequadamente.
As causas do diabetes tipo 2 estão diretamente relacionadas ao excesso de peso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, pressão alta e maus hábitos alimentares. Os principais sintomas são:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.
Leia +: Doenças que podem te ISENTAR da declaração de Imposto de Renda em 2023
Depressão
A depressão é uma doença muito grave não só no Brasil, mas em todo o mundo, em pesquisa realizada pelo Datafolha sobre saúde mental, foi apontado que de cada 10 brasileiros 4 tiveram algum sintoma de ansiedade ou depressão durante os anos de pandemia.
De acordo com alguns estudos existem alguns fatores que podem causar a doença, como o fator genético, pois se estima que esse componente represente 40% da suscetibilidade para desenvolver depressão, assim como eventos estressantes podem desencadear episódios depressivos.
A depressão é uma doença grave e precisa de acompanhamento médico, em casos extremos pode levar até ao suicídio. Entre os sintomas mais comuns da doença estão:
- desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para realizar as coisas;
- desinteresse, falta de motivação e apatia;
- dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
- diminuição do desempenho sexual;
- diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer;
- dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos;
- insônia ou despertar matinal precoce;
- interpretação distorcida e negativa da realidade;
- irritabilidade, ansiedade e angústia;
- perda ou aumento do apetite e do peso;
- pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima;
- sensação, inutilidade, ruína e fracasso;
- sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero e desamparo;
Câncer
Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas, tendo em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância.
Conforme um estudo que foi realizado pelo Instituto Nacional do câncer, estima-se que só no Brasil devem ser registrado aproximadamente 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025, ou seja, mais de 2 milhões de casos da doença no período.
Realizado a cada três anos com base em registros de incidência e mortalidade da doença, o levantamento considera os 21 tipos de câncer com maior incidência no país.
Diferentes tipos de câncer correspondem a diferentes tipos de células no corpo. Quando começam no tecido epitelial, como a pele ou as membranas mucosas, são chamados de carcinomas. Se o ponto de partida é o tecido conjuntivo, como osso, músculo ou cartilagem, é chamado de sarcoma.
Outras características que distinguem vários tipos de câncer entre si são a velocidade com que as células se proliferam e sua capacidade de invadir tecidos e órgãos próximos ou distantes, o que é chamado de metástase. Entre os casos mais comuns da doença no Brasil temos:
- câncer de mama;
- câncer de pulmão;
- câncer colorretal;
- câncer de próstata;
- câncer de estômago.
Leia +:
Acidente Vascular Cerebral
Um acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando um vaso sanguíneo que transporta sangue para o cérebro fica bloqueado ou se rompe, paralisando a área do cérebro que perdeu a circulação.
O AVC é uma doença grave que pode levar a morte ou deixar graves sequelas, sendo assim, é importante diagnóstico e tratamento, desta forma ao sentir sintomas é necessário procurar um médico o mais rápido possível.
O tipo de AVC mais comum é o isquêmico, que ocorre em 85% dos casos da doença, ele acontece quando ocorre uma obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo.
O outro tipo de AVC, embora menos comum, é o AVC hemorrágico, que acontece quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia, este tipo represente 15% dos casos da doença.
Como mencionado, estar alerta ao sintomas é muito importante para procurar ajuda médica o mais rápido possível para maiores chances de uma recuperação completa, sendo assim, confira os principais sintomas:
- fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
- confusão mental;
- alteração da fala ou compreensão;
- alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
- alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
- dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
Busque sempre por ajuda profissional
Independente da doença é muito importante sempre estar atento a sua saúde, evitando assim o aparecimento de doenças ou agravamento do caso.
Realizar exames contínuos, uma alimentação saudável e atividade física pode ajudar muito no combate ao aparecimento de várias doenças.
Não se esqueça também de sempre procurar ajuda médica e evitar a automedicação que pode levar a uma piora do seu caso.
O post 5 doenças comuns no Brasil. Conheça cada uma delas! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui