Por Leandro Nunes
Comunicação CRCBA
O colunista do G1 e apresentador do “Mercado Inteligente” na rádio CBN, Carlos Oshiro, apresentou a palestra “Nova Economia – a nova forma de fazer negócios” na manhã desta sexta-feira (21), segundo e último dia do 5° Encontro de Jovens Lideranças Contábeis (5º ENJLC), que acontece no Riocentro, Rio de Janeiro. Oshiro explicou o tema baseado em dois pilares: tecnologia e pessoas. “A Nova Economia é sobre como se usa a tecnologia para tornar o mundo das pessoas melhor”, sintetizou.
O palestrante falou sobre como a transformação digital descentralizou o poder dos meios de comunicação tradicionais após a popularização da internet e das redes sociais, que possibilitaram que todos pudessem alavancar seu negócio com o compartilhamento de informações que possam ajudar o seu público a solucionar problemas. “Muito provavelmente eu estou aqui hoje nesse palco porque eu insiro conteúdo nas redes sociais.”
Oshiro explicou que, diferente da economia tradicional, na nova economia, o crescimento se torna exponencial, e a tecnologia assume papel fundamental nesse processo, com a redução de custos e o foco voltado para a inovação e a educação. Entretanto, como tudo na vida, a digitalização de processos traz riscos, a exemplo da blockchain, tecnologia que registra as transações dos usuários num grande banco de dados, que ameaça bancos, cartórios, empresas de Contabilidade.
Entretanto, o palestrante destacou que a tecnologia, sem pessoas, perde a sua função. O papel da Contabilidade hoje é menos olhar para relatórios, e mais interpretar sinais para enxergar melhores resultados. “Quando passamos a enxergar novas oportunidades e tendências para os clientes, nos tornamos indispensáveis”. Oshiro explicou, também, que o grande desafio é colocar emoção na vida das pessoas. “85% das decisões de compras são emocionais. Para alavancar o seu negócio, comece a entender de sentimentos e emoções, disso a máquina não entende”.
O 5° ENJLC é uma iniciativa idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), e organização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O evento conta com programação diversificada, voltada para o empreendedorismo, o metaverso, as finanças, o crescimento de negócios, o protagonismo contábil das jovens lideranças e a inovação. O encontro é voltado para jovens profissionais da contabilidade e para classe em geral e acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Riocentro, localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui