Responda rápido: você é do tipo que anda com muitas notas de dinheiro no bolso ou prefere fazer as suas compras usando cartões de débito ou crédito? Se você não escolheu a primeira opção, saiba que a maioria dos consumidores hoje também prefere os meios de pagamentos eletrônicos.

Por essa razão, não trabalhar com essa modalidade em sua empresa pode acabar limitando consideravelmente as suas oportunidades de venda. Além de serem mais seguros e mais práticos, o custo de manutenção de máquinas e contas relacionadas caiu consideravelmente nos últimos anos, de forma que podemos dizer com todas as letras que esse é um investimento que vale a pena ser feito.

Nesse artigo, listamos 5 razões, entre as muitas possíveis, pelas quais você deve adotar hoje mesmo sistemas de pagamento eletrônicos na sua empresa:

1. Amplia as suas possibilidades de vendas

No comércio varejista, 40% do faturamento é obtido por meio de cartões e 39% das micro e pequenas empresas já aceitam essa modalidade de pagamento. Além disso, 91% das empresas veem no uso do cartão de débito uma maneira de aumentar o ticket médio das suas vendas, uma vez que o dinheiro em espécie disponível no bolso deixa de ser um fator limitador.

Se a sua empresa não aceitas cartões, ou formas de pagamento como o boleto bancário, saiba que uma boa parcela dos consumidores está deixando de adquirir produtos em seu estabelecimento pelo simples fato de que você não oferece a forma de pagamento que eles utilizam. Em outras palavras, migrar para o mundo digital automaticamente coloca você na vitrine para todos os consumidores possíveis.

2. Aumenta a segurança e reduz o tempo dispendido com o manuseio do dinheiro

Quando a sua empresa aceita apenas pagamentos em dinheiro, seu estabelecimento pode acabar se tornando mais visado pelos bandidos. Um bom exemplo disso são as lotéricas, que por uma série de razões, não permitem o pagamento com cartão de débito ou crédito em boa parte dos seus serviços, com exceção de bancos conveniados.

Os pagamentos digitais colocam o dinheiro recebido diretamente na sua conta. Todas as transações são registradas de forma automática e você pode até mesmo integrar essas informações com softwares de gestão financeira, tornando o seu processo contábil mais ágil e eficiente. Sobrará mais tempo para o atendimento aos seus clientes – e com muito menos riscos.

A Sage conta com uma ferramenta perfeita para isso. Por intermédio do Sage NFe, por exemplo, os merchants podem receber transações com cartão de crédito via PayPal.

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3. Dá mais tranquilidade para os seus clientes

Uma grande parte das compras que são realizadas ocorrem por impulso e, em geral, aqueles que compram produtos dessa maneira finalizam o pagamento usando alguma forma digital. Não dar essa opção aos seus clientes obriga que eles planejem cada compra, assim como passa a ser uma necessidade ter que ir a um caixa eletrônico antes de fazer um pagamento.

Você pode até atender uma parcela de clientes que não se importa com isso, mas na tentativa de fidelizá-los, muitos optarão pela alternativa mais cômoda assim que tiverem oportunidade – e, infelizmente, essa alternativa não é oferecida pela sua empresa. Garanta a satisfação dos seus compradores facilitando a vida deles.

4. Reduza as chances de erro

Errar é humano e todos nós estamos sujeitos a fazer cálculos errados em algum momento, para mais ou para menos. A forma mais eficaz de reduzir esses erros é por meio da utilização de sistemas eletrônicos de pagamento. Quando as máquinas ficam responsáveis por gerar faturas, as chances de erros caem para próximo de zero.

Raramente ocorrerá algum tipo de problema nas suas transações, salvo aquelas relacionadas à falta de energia elétrica ou à falta de sinal de internet ou conexão ao sistema. Contudo, na maior parte do tempo, você estará operando sob um controle mais rígido e menos susceptível a erros, o que é benéfico tanto para você quanto para os seus clientes.

5. Evite que seus concorrentes superem você

São muitos os fatores que fazem com que uma empresa consiga fidelizar mais clientes. Bons produtos, preço competitivo e atendimento diferenciado são alguns deles. Quando se trata da forma de pagamento, as opções mais comuns precisam ser contempladas: cartão de crédito, cartão de débito e dinheiro.

Claro, a última delas você já aceita. Porém, todos os clientes que quiserem fazer pagamentos com cartão certamente o procurarão somente uma vez. Na próxima, se houver um concorrente que ofereça essa alternativa, certamente ele levará o seu cliente e estará mais próximo de torná-lo em transações futuras. Não entregue o ouro “de mão beijada”, conquiste seus clientes oferecendo a eles as alternativas de que precisam.

Conteúdo via SAGE


Fonte: jc