O avanço tecnológico e a internet mudaram a forma de comunicação entre empresas e clientes, porém, nos últimos anos, o marketing digital ainda era considerado um grande tabu para a maioria das pequenas e médias empresas.
Com a pandemia de Covid-19 em todo o país e com a adaptação ao isolamento social, os estabelecimentos foram fechados.
Em paralelo, as empresas se depararam com um novo desafio: manter o volume de vendas mesmo com as portas fechadas, mas, nem toda empresa estava instalada no ambiente digital.
Diante desse cenário, diversos profissionais tiveram que se adequar, e não foi diferente no universo do marketing.
O marketing digital não é apenas um meio de inovar.
Hoje, nós podemos afirmar que trata-se de uma solução para que as empresas continuem de portas abertas.
Só no primeiro semestre de 2020, as vendas aumentaram cerca de 40% no ambiente digital, o que reforça que o investimento em marketing digital é o mesmo que investir na sobrevivência da empresa.
Segmentação
O marketing digital amplia as possibilidades de segmentação do público.
É possível entender e analisar possíveis consumidores do seu produto ou serviço e, assim, investir em campanhas mais assertivas.
Qualquer tipo de negócio pode ter acesso à diversas segmentações e impulsionar o que mais se encaixa com a proposta da empresa.
Expansão
Esse é o grande diferencial do marketing digital.
Por ter a possibilidade de divulgar em qualquer região do mundo que esteja conectada com a internet, a empresa poderá ter produtos extremamente específicos para pessoas também específicas.
Isso possibilita à empresa uma ampliação do seu potencial de venda, que deixa de ser local para se tornar nacional ou até mesmo mundial.
Análise
Com as estratégias e métricas do marketing digital conseguimos medir e entender os detalhes de cada resultado.
O empreendedor pode monitorar de perto o tempo e a ação do usuário e como ele está aderindo às estratégias.
A mensuração é um conjunto da análise que é investido ao resultado em vendas que a campanha gerou.
Um indicador bem utilizado para validar, é o ROI, que é o retorno sobre o investimento.
Custo-benefício
Para pequenas e médias empresas que ainda estão se adaptando ao ambiente virtual, é possível alinhar boas estratégias, boas ferramentas com um baixo custo.
Dentro das soluções, atualmente, o funil de vendas é o que vem fazendo empresas aumentarem seus faturamentos por oferecer um processo completo e automático na prospecção e conversão em vendas.
Essa estratégia a ajudará a despertar a atenção de pessoas que se enquadram com o público-alvo da empresa, com isso, as empresas podem filtrar essas oportunidades que a o marketing digital oferece, e trazer para empresa apenas as pessoas que realmente são propensas a compra.
Campanhas
Com o tráfego pago e campanhas montadas, o gerenciador do negócio consegue atingir a pessoa certa, no momento certo, com a comunicação certa.
Além disso, pode ter acesso à várias métricas de todas essas ações, otimizar as campanhas, identificar os melhores resultados e ter uma segurança sobre como atingir seu público.
Por: Rafael Wisch, CEO da G Digital, startup de desenvolvimento de softwares voltados para marketing e vendas.
O post 5 razões para PMEs investirem em marketing digital apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui