No próximo dia 30 de setembro, a Receita Federal libera os valores correspondentes ao 5º e último lote de restituição do Imposto de Renda (IR). Segundo os dados, nesta rodada será repassada a quantia de cerca de 1,9 bilhão à mais de 1,2 milhão de contribuintes.
Como dito, esta rodada finaliza o calendário de restituição do IR em 2022. A consulta deste e dos lotes anteriores já estão disponíveis no site da Receita Federal. Para verificar o direito aos valores, basta informar na plataforma, o CPF e data de nascimento, e buscar pela opção “Meu Imposto de Renda”.
Quem tem direito à restituição do IR?
Para quem não é íntimo do tema, a restituição positiva do IR trata-se da devolução de valores pagos a mais na declaração do imposto, realizada ainda no primeiro semestre de 2022. Ou seja, quem pagou mais do que devia, terá um saldo a ser devolvido.
A Receita Federal divide o pagamento em 5º lotes, de modo que é estabelecida uma ordem de prioridade, em que certos grupos de contribuintes recebem antes que outros.
Em suma, para executar a devolução, primeiro recebem os chamados grupos de prioridade (idosos e pessoas com deficiência). Em seguida, são contemplados os contribuintes não prioritários, conforme uma ordem de entrega.
5º lote de restituição
Neste lote, será repassado o montante total de R$ 221.130.324,62 para 1.220.501 contribuintes que atendem aos seguintes perfis:
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O post 5º lote de restituição do IR será pago em 4 dias. Veja quem recebe apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui