Contabilidade

Os escritórios de contabilidade em todo o mundo tiveram que se adaptar às mudanças provocadas pela pandemia de coronavírus.

Nesse contexto, o avanço da tecnologia foi um dos pontos mais marcantes. Afinal, todos os profissionais tiveram que se adequar aos novos modelos de trabalho e precisaram adotar novas ferramentas para otimizar a sua rotina e gerar fluxo de caixa.

Em meio a esse cenário, os empresários precisaram de um profissional mais consultivo, que os orientassem sobre as decisões do negócio. E é justamente aí que entra a figura do profissional contábil que mesmo durante as medidas severas de restrição, não deixou de ter seu papel importante e atuar com afinco.

Setores de tecnologia e finanças em alta

Regularmente, a consultoria especializada em recursos humanos Robert Half divulga um balanço com os cargos e os profissionais que têm estado com mais frequência no radar das empresas. 

Em Finanças e Contabilidade, o cenário para 2022 é promissor para aqueles profissionais mais experientes e que já estejam prontos para ocupar cargos de maior confiança nas organizações.

Haverá mais cargos nas áreas de:

  • M&A/RI/Tesouraria Estruturada
  • Controller
  • Contábil/Fiscal
  • Planejamento Financeiro/Controladoria
  • Tesouraria/Financeiro

Outro dado relevante da pesquisa é que as áreas de TI, Finanças e Contabilidade estão sendo as mais impactadas com altas demandas de trabalho. Por isso, o profissional de contabilidade tem um futuro promissor e espaço no mercado de trabalho.

Para ajudar, vamos listar as 6 áreas mais promissoras na área contábil para os próximos anos. Confira!

Áreas promissoras dentro a contabilidade

1 – Auditoria

O auditor é o profissional que emite um relatório de opinião acerca da composição das demonstrações contábeis de uma empresa.

Em um cenário onde a rapidez e a intensidade das transações comerciais aumentaram, a opinião de um bom profissional ganhou importância no mercado. Investidores precisam de mais confiança para aplicar capital nas empresas e bancos precisam de segurança no retorno de empréstimos e financiamentos concedidos, Isto faz do auditor uma peça relevante no cenário atual.

2 – Análise financeira

A gestão do fluxo de caixa deve ser uma atividade conduzida com bastante dedicação por parte das empresas. Afinal, não adianta gerar lucro se não há dinheiro disponível para distribuí-lo. 

Portanto, um contador especializado em análise financeira é o profissional que pode tomar decisões a respeito de temas como giro de estoque, investimento em projetos e captação de recursos, ou seja, um aliado essencial para conduzir as entradas e saídas do caixa.

3 – Controller

O profissional de contabilidade que pretende atuar como Controller precisará antes passar por alguns níveis de especialização em mestrado ou doutorado. Além disso, vai necessitar de conhecimentos em línguas estrangeiras e desenvolver capacidades para a tomada de decisões estratégicas dentro de uma empresa.

O Controller é encarado, muitas vezes, como um dos cargos mais altos dentro de uma organização de grande porte ou de uma multinacional Encontra-se apenas abaixo dos diretores e donos de uma empresa.

O Controller é o profissional que administra as questões tributárias e financeiras dentro de uma empresa, auxilia nos processos de compra e venda da mesma. Além disso, busca informar os gestores quanto a questões relativas às finanças da empresa, analisa custos de contratação ou demissão, entre outras atividades.

4 – Perícia contábil

Quando um litígio judicial pede decisões embasadas em temas da contabilidade, o perito contábil é o profissional convocado pelo juiz ou pelas partes do processo para emitir um laudo que solucione a questão. O sucessivo aumento da demanda do judiciário brasileiro contribui para um cenário positivo para esse profissional.

Todavia, apesar da carga de responsabilidade e pressão dos prazos dos processos, as altas remunerações e a possibilidade de trabalhar via home office fazem da perícia uma das áreas da contabilidade mais atrativas para novos profissionais.

5 – Contabilidade pública

A gestão de órgãos públicos é uma das áreas da contabilidade que mais exigem conhecimento profissional. Quando se trata do dinheiro público, incluindo o pagamento de impostos e outras contribuições, a responsabilidade é ainda maior.

Nessa linha, durante o cotidiano, os profissionais que atuam nos Tribunais de Contas analisam relatórios de municípios e do governo do estado. Nesse processo, há o controle da aplicação de recursos financeiros, apontando desvios e fraudes. 

6 – Consultoria

O conhecimento do contador é extremamente valioso e existe uma alta demanda por ele no meio empresarial. A consultoria é a maneira de vender essa experiência em forma de estratégias para maximizar o desempenho de seus clientes, que, cercados por uma concorrência mais acirrada, precisarão do melhor apoio possível para garantir a continuidade dos seus negócios.

O crescente uso de softwares de gestão representa uma oportunidade de venda de seus serviços como consultor, na participação da parametrização e manuseio desses sistemas. A análise de custos, compliance fiscal e planejamento tributário também são demandas relevantes no cenário atual e futuro para as empresas brasileiras.

Neste cenário, com o aumento de usuários na internet a consultorias online também é bastante promissora. A facilidade de acesso a redes banda larga possibilitam atender clientes a distância com uma qualidade excelente.

Conclusão

Neste cenário de rápida evolução e com a tecnologia predominando o setor contábil, as características importantes para o profissional de contabilidade são: a resiliência, capacidade analítica e menos trabalho operacional, por conta da robotização; conhecimento técnico na área, integrado a conhecimentos em estatística, tecnologia, banco de dados, ferramentas de gestão, entre outros. Além disso, há a gestão de equipe e a disciplina.

O profissional contábil precisa atentar às mudanças no seu ramo e às novas exigências de habilidades e conhecimento do mercado 4.0. Dessa forma, será capaz de atuar no setor que quiser e será reconhecido por isso. 

Por isso, nossa dica final é que os profissionais pesquisem sobre Inteligência Artificial, invistam em ferramentas tecnológicas de automatização para a organização contábil, estejam abertos ao modelo híbrido de trabalho das equipes e as capacitem não somente técnica, mas mentalmente.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post 6 áreas promissoras para o profissional de contabilidade apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui