A excelência no desenvolvimento acadêmico do profissional de Direito é apenas o começo para alcançar uma carreira próspera. Isso porque o mercado de trabalho está em constante transformação e cada vez mais competitivo, o que exige que o advogado do futuro esteja atento também às ações que envolvem o relacionamento com os clientes.

O marketing voltado para o setor jurídico ainda traz certa insegurança aos profissionais da área, uma vez que o Código de Ética e Disciplina do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) impõe restrições. Porém, há ações de marketing que são consideradas éticas e que ajudam a trazer bons resultados.

Todo este novo cenário para quem atua em escritórios de advocacia ou setores jurídicos de empresas serão discutidos no Seminário de Marketing Jurídico que acontece na Fenalaw 2019. O evento, maior plataforma de conteúdo e de negócios jurídicos da América Latina, acontece de 23 a 25 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O sócio-fundador da Bórea Consultoria e membro do conselho consultivo da Fenalaw, Mario Esequiel, diz que a temática despertou o interesse do público presente na edição passada. “Neste ano, o espaço para o Seminário de Marketing Jurídico da Fenalaw está ampliado e o modelo de apresentação mais dinâmico, incluindo a participação efetiva do público. A ideia é mostrar como os escritórios de advocacia e o advogado podem se comunicar melhor com o mercado por meio de ações de marketing”, comenta Esequiel.

A especialista Juliana Pacheco, consultora de marketing jurídico na JP Gestão Legal, que vai estar na Fenalaw, separou 6 dicas de ações estratégicas ligadas ao marketing jurídico.

1 – Faça o desenho da persona (cliente)

Conhecer a persona que você quer atingir é o primeiro passo. É necessário mergulhar no ambiente de negócios no qual o cliente está inserido para entender quais são as suas “dores” e as perspectivas para o futuro. “Uma consequência direta deste movimento é conseguir também antecipar situações, o que abre uma janela para uma proposta de serviços, além da advocacia contenciosa, no modelo de consultoria”.

2- Como tornar a comunicação eficaz?

“Falar a linguagem que o cliente sabe ouvir”. Ao compreender melhor a área de atuação do cliente é possível adequar a comunicação para o público alvo e, assim, torná-la eficaz. A linguagem mais rebuscada, que é comum para os profissionais de Direito, nem sempre é a indicada para determinados públicos. Ou seja, muitas vezes o “juridiquês” tem que ser deixado de lado.

3- Participe de eventos (congressos, feiras de negócios)

Participar de congressos e feiras de negócios relacionadas ao business do seu cliente é uma oportunidade de demonstrar o interesse e entender as tendências, expectativas e os jargões e nomenclaturas da área, o que também auxilia a tornar a comunicação eficaz.

Já os eventos relacionados ao setor jurídico, além de promover uma atualização profissional, contribuem para aumentar o networking.

4- Crie conteúdo relevante

O Código de Ética e disciplina da OAB só permite a publicidade informativa. Neste sentido, as ferramentas de Inbound Marketing podem ser utilizadas porque são vistas como éticas. Ao disponibilizar um conteúdo, por meio de um blog de conteúdo hospedado dentro do seu site ou informativo digital, é possível transmitir a sua expertise em diferentes áreas, o que é uma prestação de serviço para a sociedade. “A ação também é uma forma de prospecção, porque abre a possibilidade de ser lembrado pelo público que se interessa no conteúdo”.

5- Ache a rede social certa

“Identificar a rede social que faz sentido para a sua persona”. Achar a rede social certa é o primeiro item ao entrar neste universo. Para tanto, é necessário a identificação da rede social que é adequada ao perfil do escritório e que vai chamar a atenção do público alvo.

Outro ponto importante é manter a rede escolhida sempre atualizada. E, quanto ao teor das postagens, é interessante trabalhar com os comentários de notícias recentes e mostrar os eventos e encontros de que você está participando. Além de empregar também o Inbound Marketing entregando um conteúdo atrativo, objetivo e relevante (que vai fazer a diferença na vida das pessoas).

6- Apresente de forma simples os resultados

O esforço e a preocupação empregada em obter bons resultados tem que ser estendido na apresentação do serviço que foi prestado. Um relatório bem elaborado e uma reunião para comentar os resultados é a chave para a retenção de clientes e para aumentar as chances de indicação.

Fenalaw 2019
Data: 23 a 25 de outubro.
Horário: 9 às 19 horas.
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista – São Paulo – SP.

A Fenalaw é a maior plataforma de conteúdo e de negócios jurídicos da América Latina, consagrada como o principal encontro de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia do País. Na edição de 2018, o evento reuniu 5.260 congressistas e visitantes qualificados, 280 palestrantes e 70 marcas expositoras. O evento é organizado pelo Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. 

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Fonte: Jornal Contábil
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