Conteúdo de marca parece ter conquistado espaço na rotina online de alguns usuários de redes sociais. Pelo menos é o que aponta a nova pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de software, sobre o uso de redes sociais no Brasil.

No estudo, pouco mais de dois terços (68%) declarou utilizar as redes sociais diariamente para buscar informações ou notícias sobre marcas nesses canais. Somente 4% não buscam ativamente conteúdo de empresas, visualizando apenas o que as redes sociais lhes mostram. 

Para participar do levantamento, os entrevistados deveriam ser usuários regulares de redes sociais e realizar uma compra online a cada seis meses.

A pesquisa mostrou ainda que 37% dos respondentes preferem receber diretamente das empresas informações ou recomendações sobre produtos nas redes sociais.

“Observamos que as recomendações feitas por marcas desbancaram o ‘boca a boca’ que, nesse contexto, trata-se das recomendações feitas por amigos e família, citadas por 25% dos entrevistados”, explica a analista do Capterra responsável pelo estudo, Marcela Gava.

“Isso parece indicar que as marcas conseguem transmitir conexão e confiança através do seu conteúdo”, pontua.

E o que os entrevistados gostam nas empresas que eles buscam informações nas redes sociais? Ao que indicam os dados, é justamente o fato de as marcas publicarem descontos e promoções (80%) –uma abordagem de publicidade que pode ser executada pelos negócios com a ajuda de software de marketing de redes sociais.

26% usam Kwai para seguir influenciadores

O levantamento do Capterra listou uma série de redes sociais e pediu que os participantes as avaliassem individualmente para selecionar as principais atividades executadas em cada uma delas. 

Nesse contexto, o estudo mostrou que aproximadamente 3 de cada 10 entrevistados já usam o Kwai para seguir influenciadores. Considerado rival do TikTok –plataforma na qual 35% disseram seguir influenciadores–, o Kwai tem se fortalecido no Brasil especialmente por conta da produção de mininovelas

Embora o percentual das plataformas de vídeos curtos pareça ser promissor, quando se compara o resultado de todas as redes sociais listadas, o Instagram ainda é a plataforma mais usada para seguir influenciadores: 44% dos entrevistados disseram executar a atividade nessa rede social.

Fonte: Contábeis
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