O dia 27 de maio de 1946 representa não apenas a criação do Sistema CFC/CRCs, mas também um passo decisivo na direção da proteção e do desenvolvimento da Contabilidade brasileira. Simultaneamente, nesta data nasceu um canal de resguardo social, uma vez que, por meio das profissões regulamentadas, a população fica mais segura quanto aos serviços que recebe.
Passados 77 anos, temos a satisfação de usufruir e de se orgulhar de uma profissão profundamente envolvida com decisões estratégicas de alto escalão, com efeitos benéficos nas iniciativas pública e privada, no Brasil e no exterior.
Hoje, é possível enxergar, de forma ainda mais clara, a nossa relevância e a nossa presença desde as atividades basilares até as mais estratégicas. Mesmo nas tarefas que parecem mais corriqueiras, encontram-se efeitos de grande alcance. Os profissionais da contabilidade são, por exemplo, essenciais para a entrega das obrigações acessórias e o cumprimento do calendário tributário do Brasil, contribuindo, assim, de forma indispensável, para a organização e a movimentação da economia do país.
Por outro lado, com os avanços tecnológicos e a reunião de uma grande massa de informações, tornamo-nos analistas de dados, contribuindo profundamente com o processo de tomada de decisões das empresas e dos governos. Nesse mesmo contexto, passamos a ocupar a posição de consultores de negócios e somos os grandes responsáveis pela vida e pelo crescimento das empresas.
Contudo, ao mesmo tempo em que celebramos as nossas vitórias e a nossa relevância na sociedade, precisamos ser responsáveis e ambiciosos e traçar novos compromissos e objetivos, com a finalidade de mantermos a nossa evolução.
Nesse sentido, devemos nos envolver com as novas pautas globais, como a Agenda ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. No entanto, não podemos deixar para trás temas com os quais já lidamos há algumas décadas e que ainda são relevantes. Uma dessas temáticas é a nossa obrigação em caminhar de forma alinhada com o desenvolvimento tecnológico, algo fundamental em nossa profissão.
Não importa o tamanho da nossa empresa contábil ou a quantidade de funcionários e de clientes. Se todos nós fizermos a nossa parte, alcançaremos grandes resultados. Seguindo nessa linha, ressalto que o Sistema CFC/CRCs é a soma dos mais de 525 mil profissionais da contabilidade. Desse modo, se cada um buscar a excelência todos os dias em suas tarefas, teremos um Sistema cada vez mais forte e representativo e, principalmente, elevaremos as Ciências Contábeis a patamares ainda mais elevados no país.
Sigamos alinhados e em sinergia, dando à Contabilidade o protagonismo que lhe cabe e, ao mesmo tempo, promovendo os cuidados com as questões ambientais e sociais, valorizando e solidificando a governança, a conformidade e a transparência, pois não podemos seguir adiante sem olhar para a nossa sociedade e para todos os que estão ao nosso redor.
AÉCIO PRADO DANTAS JÚNIOR
Presidente do Conselho Federal de Contabilidade
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui