A Crise Econômica e a Importância da Análise de Crédito (Guia Completo)

Toda empresa conta com a análise de crédito para negociações precisas e direcionadas. Se essa etapa for ignorada, o risco de inadimplência aumenta, principalmente em épocas de crise econômica, impactando o fluxo de caixa organizacional e o relacionamento com os clientes.

Afinal, as empresas podem ter dificuldades para pagar fornecedores e funcionários se o financiamento esperado não chegar. O mesmo acontece com a atualização de estoque e compra de outros produtos.

Adicionalmente, o atraso e o não pagamento do crédito podem resultar em encargos para o cliente. Além de deixar ambas as partes desconfortáveis, isso pode prejudicar a relação com o consumidor.

Nesses casos, sua melhor aposta é realizar uma boa análise de crédito. Assim, você minimiza a chance de acidentes. Para isso, é necessário entender o conceito desse processo e sua importância.

Você também deve entender todos os aspectos que devem ser avaliados. Além disso, você deve entender o passo a passo para fazer avaliações mais precisas e eficientes na hora de conceder crédito aos clientes.

Saiba o que é análise de crédito

Analisar o crédito de um cliente inclui verificar se ele realmente conseguirá honrar os compromissos assumidos. O objetivo é identificar o perfil e a situação financeira do cliente a partir de suas informações básicas e dados financeiros. Por isso, a empresa também estipula o valor mínimo de compra, a taxa de juros aplicável e o prazo de parcelamento.

Uma das funções desse processo é evitar a temida inadimplência nas operações de crédito. Ao mesmo tempo, ajuda a garantir que seu negócio seja mais estável financeiramente. Afinal, receber previsões é um dos elementos essenciais para manter a contabilidade em ordem.

Vale ressaltar que a análise de crédito pode ser realizada tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Em ambos os casos, é um meio de formalizar as negociações e garantir o bom relacionamento entre as duas partes.

Entenda a importância da análise de crédito

O processo de análise das informações de crédito dos clientes é uma das formas de identificar possíveis riscos nas transações. Portanto, diferentes critérios e pontuações são usados ​​para determinar o risco potencial de inadimplência do consumidor.

Dessa forma, ao utilizar critérios paramétricos, você consegue manter a saúde financeira do seu negócio de acordo com as políticas de concessão de crédito estabelecidas pela sua empresa. Além disso, diminui a incerteza da negociação, pois o cliente já sabe com antecedência se vai conseguir encaixar a parcela no seu orçamento mensal.

A análise de concessão de crédito também pode trazer outros benefícios para sua empresa. A seguir, apresentamos os principais. seguir!

Garantia de Fluxo de Caixa Estável

O fluxo de caixa é projetado para mostrar como seu negócio está indo financeiramente. Ao fazer uma previsão, os valores encontrados representam os resultados esperados para os próximos meses. Ou seja, é possível planejar o valor que você terá que receber e pagar em determinado período.

Porém, para que essa previsão seja mais precisa, é importante fazer uma boa análise de crédito. Caso contrário, você pode receber um valor, mas acabar com um valor reduzido devido à inadimplência. Cálculos imprecisos também podem causar outros problemas, como:

dificuldades financeiras;

Empréstimos e financiamentos são necessários para cobrir os custos da empresa;
As empresas vão à falência.

Reduza o risco de inadimplência

A análise adequada dos perfis dos clientes é baseada na pontuação de crédito. Essa pontuação indica a probabilidade de inadimplência do consumidor nos próximos 12 meses. Portanto, quanto pior a avaliação, mais provável é que sua empresa não consiga receber o pagamento na data prevista no contrato.

Avaliar esse score é uma forma de se precaver e evitar problemas com clientes que possuem histórico de dívidas pendentes. A análise também exclui os bons pagadores que se atrasam vários dias no checkout por esquecimento ou imprevistos temporários.

Os principais benefícios desse tipo de avaliação são receber os pagamentos em dia e garantir o fluxo de caixa esperado para pagar as contas do negócio. Com isso, diminuem as chances de sua empresa ficar inadimplente e/ou ter que solicitar um empréstimo ou financiamento para quitar suas dívidas.

segurança nas negociações

A análise de crédito proporciona um melhor entendimento de clientes e fornecedores, permitindo vendas a crédito com mais segurança. Esse processo reduz a incerteza e fortalece o relacionamento com os parceiros, incluindo o surgimento de novas oportunidades.

Por exemplo, quando você vende um cliente a prazo e recebe o valor na hora, sabe que pode conceder crédito em outros momentos. Ao mesmo tempo, o consumidor passa a priorizar sua empresa, sabendo que pode contar com um processo de desembaraço aduaneiro mais ágil.

O processo é benéfico para ambas as partes, pois fortalece o relacionamento e aumenta o potencial de fidelização do cliente. Para a sua empresa, esta é uma oportunidade para novas oportunidades de vendas que surgem regularmente e com menos riscos.

Compreendendo o impacto de ignorar a análise de crédito

Assim como há benefícios em analisar o crédito do cliente, as empresas podem ter problemas se ignorarem a prática. Isso ocorre porque mais incerteza pode surgir ao vender para novos clientes. Além disso, a empresa falhou em monitorar de perto os compradores, dificultando o gerenciamento da capacidade de pagamento de cada comprador.

Lembre-se de que mesmo os bons pagadores podem adiar alguns pagamentos durante a vigência do contrato em caso de imprevistos financeiros, como problemas de saúde ou perda do emprego. Além disso, aqueles com pontuação de crédito mais baixa podem conseguir reverter essa situação no futuro.

Esses exemplos deixam claro que a análise de crédito precisa ser constante, já que o status de um comprador pode mudar com o tempo. Caso o seu negócio não leve isso em consideração, pode ter dificuldades na oferta de crédito. Veja alguns prejuízos ao não acompanhar a análise de crédito dos clientes!

Dificuldades no fluxo de trabalho

Sem realizar a análise, o seu negócio pode começar a conceder menos crédito a clientes desconhecidos. Com a negativa, o fluxo de vendas é afetado e o faturamento do seu empreendimento tende a cair.

Para evitar esse problema, o melhor é fazer uma boa gestão do crédito, realizando a análise adequada do perfil do cliente e do seu score. Desse modo, você aproveita as oportunidades sem colocar em risco o seu fluxo de caixa.

Piora na avaliação da capacidade de pagamento do cliente

De todas as vantagens da análise de crédito, a verificação da capacidade de pagamento do cliente é uma das principais. A ideia é garantir que a parcela da venda a prazo vai caber no orçamento do comprador, já que isso aumenta as chances do pagamento em dia.

O ideal é que as dívidas somadas nunca ultrapassem 30% da renda. Para fazer essa análise, é necessário contar com ferramentas adequadas, que possam fazer um levantamento amplo para sinalizar uma resposta mais efetiva. Afinal, como já indicamos aqui, o resultado atual pode ser alterado em um período futuro.

Aumento no risco de inadimplência

Com as vendas a prazo, sempre há o perigo de você não receber uma ou mais prestações do produto ou serviço vendido. Qualquer que seja o cenário, a inadimplência sempre traz prejuízos ao negócio, que precisa arcar com a lacuna causada pela falta de pagamento dos clientes.

Ao fazer uma boa análise de crédito dos consumidores, os riscos de oferecer a possibilidade de parcelamento das compras são reduzidos. Dessa forma, o seu negócio pode monitorar a situação atual do comprador e verificar se é viável vender a prazo. É possível avaliar, ainda, se é necessário cobrar uma taxa de juros mais alta para compensar possíveis prejuízos ou se o ideal é recusar esse formato de negociação.

Dificuldades no fluxo de trabalho

Sem realizar a análise, sua empresa pode começar a conceder crédito a clientes desconhecidos. Quando há um impacto negativo, o processo de vendas sofre e as contas do seu negócio tendem a cair.

Para evitar esse problema, é melhor fazer uma boa gestão do seu crédito, fazer uma análise adequada dos perfis e pontuações dos clientes. Assim, você aproveita as oportunidades sem comprometer o fluxo de caixa.

Má avaliação da capacidade de pagamento dos clientes

Dentre todas as vantagens da análise de crédito, verificar a capacidade de pagamento do cliente é uma das principais. O objetivo disso é garantir que as parcelas da venda a prazo caibam no orçamento do comprador, pois isso aumenta as chances de pagar em dia.

Idealmente, a dívida não deve ultrapassar 30% da receita. Para realizar tal análise, é preciso haver ferramentas suficientes para conduzir uma investigação ampla para emitir uma resposta mais eficaz. Afinal, como já indicamos aqui, os resultados atuais podem mudar no futuro.

Maior risco de inadimplência

Nas vendas a prazo, sempre existe o risco de você não receber uma ou mais parcelas do produto ou serviço vendido. Em ambos os casos, há sempre uma perda para o negócio em violação do contrato, e o negócio deve lidar com o déficit causado por clientes que não pagam.

Fazendo uma boa análise de crédito ao consumidor, o risco de oferecer a possibilidade de comprar parcelado pode ser reduzido. Dessa forma, sua empresa pode acompanhar a situação atual dos compradores e verificar se as vendas a prazo são viáveis. Também é possível avaliar se é necessário cobrar uma taxa de juros maior para compensar possíveis prejuízos, ou se é melhor rejeitar essa forma de negociação.

Previsibilidade financeira reduzida

Para administrar bem, você precisa saber para onde vão suas finanças nos próximos meses. Afinal, a saúde e a sustentabilidade de um negócio dependem de um bom fluxo de caixa. Uma avaliação de crédito também pode ajudar aqui.

Devido ao pequeno número de clientes inadimplentes, fica mais fácil ter precisão na hora de calcular o valor a receber. Por outro lado, se o número de pagamentos em atraso continuar aumentando, você poderá esgotar seu capital de giro e ter que recorrer a outras fontes de financiamento.

Declínio competitivo

Se a análise de crédito for negligenciada, seu negócio se tornará menos competitivo no mercado. Ainda que a relação entre essas duas questões possa parecer remota à primeira vista, existe uma ligação indireta entre elas, e é provável que isso aconteça a médio e longo prazo. Para entender isso, basta considerar que quanto maior o índice de inadimplência, mais uma empresa tem para financiar as operações de seus clientes.

Em outras palavras, se os pagamentos de seus empréstimos começarem a atrasar, você terá que absorver essa perda para cumprir seus compromissos comerciais. Ao utilizar seus próprios recursos para isso, você não está fazendo investimentos e melhorias que possam diferenciar sua empresa de seus concorrentes.

Veja o que deve ser avaliado na sua análise de crédito

O objetivo da análise de crédito de pessoas físicas e jurídicas é assegurar a capacidade de pagamento e o grau de risco envolvido na operação. Para chegar a esse nível, é necessário avaliar diversas variáveis, que irão indicar a probabilidade de inadimplência da operação.

A seguir, descrevemos o que você precisa considerar para tornar a venda mais segura. seguir!

Dados pessoais do cliente

Os dados pessoais precisam estar corretos e serem verdadeiros. Portanto, tenha atenção aos detalhes para evitar golpes e fraudes. Para isso, solicite pelo menos um documento com foto e o CPF, já que esses dados ajudam a comprovar a análise de crédito e sua condição.

Além de ajudar a identificar o cliente, as informações pessoais podem contribuir para traçar um contexto mais preciso a respeito da situação financeira dele. Assim, você conta com mais dados para tomar suas decisões em relação à oferta de crédito.

Dados residenciais

As informações sobre a residência do cliente precisam estar completas e atualizadas. Esses dados contribuem para entrar em contato caso ocorram problemas no pagamento.

Por isso, não só o endereço da moradia deve ser exigido, como também conferido por meio de correspondências frequentes, como faturas de cartão de crédito ou contas de água e luz. Mas atenção: peça que os comprovantes sejam atuais, para serem válidos para verificação dos dados fornecidos.

Renda

A remuneração e o comprometimento da renda do consumidor devem ser verificados para que o seu negócio tenha mais garantia de pagamento. Além disso, não deixe de observar outras fontes de renda, como trabalhos temporários ou realizados de forma autônoma.

Esses dados são importantes para atestar que o cliente poderá arcar com a parcela do empréstimo realizado de acordo com os seus rendimentos mensais. Normalmente, calcula-se que a mensalidade não deve passar de 30% do valor total da renda de uma pessoa, já que, além dessa, ela terá outras contas fixas para pagar.

Caso o cliente seja pessoa jurídica, verifique se a empresa realmente existe e se os dados estão corretos.

Dados creditícios

A análise de crédito deve ser complementada pelo score do comprador, verificado pela Serasa Experian. O ideal é trabalhar com uma solução de consulta integrada ao controle de vendas para ter informações mais valiosas.

A pontuação obtida na análise sobre restrições ao nome do cliente pode trazer indícios sobre a possibilidade de que ele se torne inadimplente ou não. Quanto mais baixa for a pontuação, mais cuidado você deve ter com a operação. Apesar de não ser conclusiva, já que deve ser analisado o contexto de cada consumidor de forma ampla, esse é um dos melhores indicativos sobre o hábito de pagamento de cada pessoa física.

perfil do cliente

Os perfis devem ser corretos e autênticos. Portanto, certifique-se de prestar atenção aos detalhes para evitar ser enganado. Para isso, peça ao menos um documento com foto e caixa de previdência, pois esses dados ajudam a comprovar a análise de crédito e sua condição.

Além de ajudar a identificar os clientes, as informações pessoais podem ajudar a fornecer uma imagem mais precisa da situação financeira de um cliente. Assim você tem mais dados para tomar decisões sobre ofertas de crédito.

dados residenciais

As informações de residência do cliente devem estar completas e atualizadas. Esses dados ajudam a contatá-lo em caso de problemas de pagamento.

Portanto, não apenas o endereço da casa é necessário, mas também deve ser verificado por meio de correspondência frequente, como faturas de cartão de crédito ou contas de serviços públicos. Mas atenção: é necessário que as credenciais estejam atualizadas para verificar se os dados fornecidos são válidos.

renda

Recompensas e promessas de renda do consumidor devem ser verificadas para que os pagamentos do seu negócio tenham mais segurança. Além disso, certifique-se de considerar outras fontes de renda, como trabalho casual ou autônomo.

Esse dado é importante para comprovar que o cliente tem condições de pagar a parcela do empréstimo com base na sua renda mensal. Normalmente, as despesas mensais não devem ultrapassar 30% da renda bruta do indivíduo, pois além disso, ele tem outras contas fixas a pagar.

Se o cliente for uma pessoa jurídica, verifique se a empresa realmente existe e se os dados estão corretos.

dados de crédito

A análise de crédito deve ser complementada por um score de comprador verificado pela Serasa Experian. Idealmente, use uma solução de consulta que se integre ao Controle de Vendas para obter informações mais valiosas.

A análise das pontuações obtidas a partir da restrição do nome do cliente pode fornecer evidências sobre a probabilidade de inadimplência de um cliente. Quanto menor a pontuação, mais cuidado é necessário no manuseio. Embora não seja conclusivo, é um dos melhores indicadores dos hábitos de pagamento de cada indivíduo devido à extensa análise que deve ser feita sobre o histórico de cada consumidor.

Entenda as etapas da análise de crédito

O processo de avaliação de crédito deve ser realizado para pessoas físicas e jurídicas. Embora ambos os programas tenham o mesmo propósito, existem algumas pequenas diferenças dependendo da natureza do cliente. Portanto, explicaremos essas etapas separadamente. Verificar!

pessoa natural

A comprovação da capacidade de pagamento passa por cinco etapas quando o foco da análise é o indivíduo. Conheça as características de cada fase!

Solicitação de dados cadastrais
Os clientes devem fornecer os seus dados pessoais, tais como:

fundo de previdência;
RG;
local e data de nascimento;
Telefone;
e-mail;
endereço.
Também está incluído no arquivo o comprovante de remuneração e as informações do cônjuge (se aplicável). Solicitações de algumas referências pessoais e profissionais também são comuns para garantir uma melhor compreensão do ambiente do cliente.

análise de restrição

Os dados devem ser analisados ​​para verificar uma possível pendência de pagamento por parte de outra empresa ou instituição financeira. Se o cliente tiver dívidas com outras organizações, há grandes chances de ele também não conseguir pagar o empréstimo da sua empresa. Portanto, fique atento a esta etapa!

Análise de status de crédito

A pontuação do cliente, junto com seus dados, é agrupada em um perfil, ajudando a empresa que vai conceder crédito a saber se é viável fazer uma oferta para ele. Além disso, o histórico de pagamentos deve ser verificado para entender como o consumidor se relaciona com o mercado.

Isso ajuda a entender se o consumidor tem o hábito de atualizar suas contas o tempo todo, ou se costuma atrasar os pagamentos.

Análise de Compromisso de Receita

Avalie a acessibilidade para determinar se as compras parceladas cabem no orçamento do cliente. O ideal é que as parcelas nunca excedam 30% da renda mensal do comprador.

Este cálculo baseia-se no pressuposto de que, para além desta, o cliente possui outras faturas mensais fixas como água, eletricidade ou habitação. Isso significa que, se um consumidor já confiou a maior parte de sua renda a outras instituições, ele provavelmente entrará em inadimplência no futuro.

análise de arquivo

Verifique RG, CPF e Comprovante de Renda e Residência para garantir as informações de referência fornecidas pelo consumidor. Isso pode ajudar as empresas a evitar possíveis fraudes e quebra de contrato por meio de documentos falsos.

pessoa jurídica

A análise do crédito pessoa jurídica funciona de forma diferenciada. Afinal, o que interessa são informações sobre a empresa que será cliente. Portanto, os dados analisados ​​incluíram:

Aconselhamento de crédito;
Um balanço que comprove a situação financeira da empresa;
Faturas dos últimos meses;
questionário de avaliação;
um resumo do balanço;
Um plano de negócios, incluindo produtos e serviços oferecidos, ramos de atividade empresarial, missão, visão e valores da empresa e outras informações relevantes para orientar a gestão.
Nesse contexto, a análise de crédito tem três objetivos principais. eles são:

Análise Retrospectiva – Olhando para o desempenho histórico de uma empresa e identificando os riscos da indústria e como eles foram superados ou mitigados no passado. Verificar fatores que indicam dificuldades na concessão de crédito;
Análise de tendências – mede a saúde financeira de uma empresa em relação ao crédito necessário e outros eventos financeiros. Demonstrar a propensão da empresa cliente em cumprir seus compromissos diante de orçamentos instáveis;
Reputação – Representa a conclusão de uma solicitação de transação. Defina quanto dinheiro pode ser concedido de maneira menos arriscada.

Embora as etapas sejam diferentes, o objetivo é o mesmo da análise de crédito pessoal: verificar se há risco na concessão de vendas a prazo. Em qualquer uma dessas situações, possíveis problemas podem ser mitigados e sua empresa assegurada de negociações mais seguras.

Confira 6 dicas para realizar uma análise de crédito
Antes da concessão do crédito, é preciso avaliar a capacidade do cliente de pagar as parcelas em dia. Isso pode ser alcançado por meio de processos bem estruturados e da adoção de boas práticas. Confira as principais para implementar no seu negócio!

  1. Melhore seu cadastro
    Armado com as informações do cliente, não apenas uma análise precisa pode ser realizada, mas os dados também podem ser usados ​​estrategicamente. Isso pode ser feito por meio de um registro aprimorado.

Para tal, solicite informações adicionais que enriqueçam a informação de que dispõe para que possa tomar uma decisão melhor e mais segura. Lembre-se que os dados podem ajudar a verificar alguns detalhes, como o valor do crédito oferecido.

Vale ainda integrar todas as informações para garantir um processo mais ágil e linear. Pode ser uma boa ideia usar um sistema específico para essa finalidade. Dessa forma, custos de análise, retrabalho e necessidade de recursos humanos tendem a ser reduzidos.

  1. Defina um limite de crédito
    De acordo com a análise das informações, pode-se determinar o limite de crédito de cada cliente. O objetivo é manter a saúde financeira da empresa e aumentar as chances de capitalizar as oportunidades. Afinal, você pode indicar o valor do empréstimo que está disposto a emprestar, em vez de simplesmente rejeitar a palavra de venda.

Essa definição é importante porque cada cliente possui características específicas. Portanto, identificar uma única linha de crédito que funcione para todos os consumidores não é uma medida muito eficaz. Idealmente, um estudo de viabilidade que considere a acessibilidade seria realizado.

  1. Desenvolva uma política de crédito
    Para maior segurança na hora de negociar, crie uma política de crédito adequada às suas necessidades e perfil de negócio. A melhor maneira de equilibrar esses aspectos é examinar o estado do consumidor e ver o resultado desejado por meio das vendas.

Personalize as avaliações e considere cada cliente individualmente. Por exemplo, para algumas pessoas, é possível flexibilizar as concessões. Para outros, os contratos são menores e oferecem prazos de pagamento mais curtos.

Ao fazer essa análise, lembre-se de que a concessão de crédito interfere na entrada de caixa. Portanto, lembre-se da necessidade de minimizar os danos.

  1. Monitore seu portfólio
    Em todas as práticas existentes, o acompanhamento da carteira de clientes é uma das principais. Com as ferramentas certas, você pode gerar mais leads quando conseguir as pessoas certas para formar essa lista.

Ao mesmo tempo, monitora a capacidade de pagamento dos consumidores. Assim, você identificou e definiu se o seu negócio concederá crédito e em que condições esse processo deve ser concluído caso haja alguma alteração em seu histórico.

  1. Analise o perfil e o histórico do cliente
    Não há dúvida de que os dados pessoais do cliente também podem influenciar as negociações. Examine as informações coletadas de várias fontes, como sua pontuação de crédito, bancos de dados públicos ou dados financeiros.

As equipes de vendas usam esses dados para traçar o perfil desejado e tomar decisões mais informadas. Eles também são usados ​​para analisar os riscos envolvidos na negociação. Assim, descubra se o cliente é um bom pagador ou se ele costuma comprar pelo mesmo preço negociado.

Tenha em mente que ter uma ficha limpa ou uma renda sólida nem sempre é um sinal de que os consumidores pagarão as parcelas. Assim, estabelece-se uma avaliação mais ampla.

  1. Confiar no uso de dados em aconselhamento de crédito
    Alguns softwares existentes no mercado já são capazes de coletar e interpretar informações sobre clientes para utilizá-las como referência de crédito. Um dos pontos fortes dessas ferramentas é que elas verificam dados relevantes, como ordens de compra médias, dívidas pendentes ou atrasos médios de pagamento.

Ter métricas como essas pode ajudar a definir as melhores práticas na hora de conceder crédito a cada cliente, desenvolvendo assim um processo mais personalizado. Isso pode fornecer mais oportunidades de negócios e atender às necessidades da empresa e dos clientes.

Explore ferramentas para melhorar a análise de crédito
A análise de crédito bem estruturada pode ser facilitada com o auxílio da tecnologia. Portanto, adotar uma abordagem inovadora para apoiar a tomada de decisão certa para empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado pode ser a grande diferença entre um processo demorado e ineficiente e um processo flexível e eficaz.

Para tanto, a análise das concessões de crédito pode ser aprimorada por meio de diversas ferramentas. As tecnologias disponíveis estão listadas abaixo.

Inteligência de Negócios

Assim como a análise de crédito deve ser segura, ela não pode ser lenta, pois levaria à perda de boas oportunidades de negócios. No entanto, a execução desse processo com segurança requer a coleta e o gerenciamento de dados de várias fontes.

Na análise tradicional, esse requisito consome muito tempo, além de sacrificar a segurança e as oportunidades de negócios. Felizmente, a inteligência de negócios surgiu para resolver esses problemas.

Usando ferramentas técnicas apropriadas, todas as informações de diferentes fontes podem ser compiladas em um único ambiente. Assim, atrasos de pagamento, contas vencidas, quantidade de pedidos em aberto podem ser identificados e atrelados à capacidade financeira do cliente.

O BI também valida os dados fornecidos pelo solicitante por meio de buscas únicas, tornando o processo de análise mais rápido. Sem falar que também elabora relatórios detalhados de forma intuitiva, garantindo um retrato estruturado e customizado da avaliação do cenário. Assim, você pode efetivamente implementar análises preditivas (probabilísticas).

A antiga ficha de crédito continha referências como caráter do comprador, capacidade de pagamento, valor patrimonial e garantias, direcionando-se instantaneamente ao ambiente empresarial, evidenciando uma opinião fiel sobre a execução da operação.

Com a agilidade desse parecer, sua empresa pode analisar mais solicitações de negócios de forma mais ágil. Essa situação aumenta a produtividade da equipe financeira.

aprendizado de máquina

O aprendizado de máquina está sendo usado para atender a um grande número de pessoas que têm sido cronicamente incapazes de acessar o crédito devido a problemas de baixa renda. Vamos imaginar que um hipotético grande ganhador esteja no mercado por muito crédito, entre em um cheque especial e pague contas inadimplentes. Ao mesmo tempo, os trabalhadores de baixa renda podem, teoricamente, pagar suas contas em dia e evitar saques a descoberto.

Em ambos os casos, qual cliente é mais seguro para a empresa realizar a operação financeira ou conceder o crédito? Um ganhador alto sem controle sobre suas finanças ou um ganhador baixo com controle financeiro impecável? Por meio da filtragem de dados, você pode saber quais decisões tomar. O aprendizado de máquina analisa todas essas referências, faz previsões e mostra exatamente quem é o certo para o negócio.

Big Data

Um dos maiores entraves não está apenas nos mercados de negócios e crédito, mas também na gestão da grande quantidade de dados gerados, coletados e armazenados em fontes digitais. Nesse sentido, o Big Data ganhou destaque devido ao seu potencial de filtrar informações geradas em tempo real de diferentes fontes, reunindo todas as informações relevantes para apoiar as decisões de negócios com os clientes.

Com este recurso, você pode realizar uma análise de crédito mais completa e segura, obtendo uma compreensão abrangente e em tempo real dos riscos associados aos seus clientes.

A maior diferença do big data nesse processo é:

Rapidez – ao reunir tudo em um só ambiente, substituindo o ato do ser humano coletar dados de diversas fontes, acessando as informações necessárias para análise de crédito com apenas alguns cliques;
Efetividade: De acordo com as informações relevantes da situação de crédito de clientes ou fornecedores, a essência das negociações pode ser antecipada, de forma a conceder linhas de crédito ideais a cada cliente;

Mitigação de Riscos – Big Data permite a gestão de riscos e detecção de ameaças, reduzindo a probabilidade de fraude e quebra de contrato durante o processo de análise.
Essas tecnologias são baseadas em sistemas automatizados. Eles coletam referências de clientes, traçam perfis e gerenciam o nível de risco de cada operação. Isso evita que a análise de crédito fique incompleta ou descontextualizada, dificultando a identificação de boas oportunidades de negócios.

Com o uso dessas soluções, é possível garantir um processo de análise mais ágil e aumentar a fidelidade do cliente. Da mesma forma, as avaliações de crédito se tornam mais precisas, protegendo sua empresa de desequilíbrios financeiros.

Fonte de Informação: Serasa, SPC, Jornal Contábil

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Fonte: Jornal Contábil
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