Na última semana, o lançamento do Iphone 11 da Apple chamou a atenção na internet principalmente pelo seu novo modelo de câmera e suas novidades tecnológicas em relação aos modelos anteriores.
Porém, essa não é a primeira vez que um aparelho traz mudanças chocantes. Desde o primeiro modelo comercial em 1984, os celulares vem mudando bastante em design e funcionalidades. Acesso a redes 4G, assistentes de voz, envios de SMS, captura de fotos ou aplicativos, era algo muito distante da realidade nos anos 80, por exemplo.
Pensando nisso, o site Melhor Plano, montou uma linha do tempo que mostra a evolução do aparelho celular até os dias de hoje. Nas imagens é possível ver como as mudanças foram drásticas e relembrar modelos clássicos que fizeram muito sucesso. Confira!
Veja a evolução do celular nos últimos 35 anos:
1983: O primeiro celular Motorola DynaTAC 8000x
Criado por Martin Cooper, um engenheiro eletrotécnico norte-americano, como um protótipo em 1973, o modelo Motorola DynaTAC 8000X foi o primeiro celular a ser comercializado no mundo em 1983.
A primeira unidade desse aparelho foi vendida antes mesmo de existirem os planos de celular. Só após alguns meses do lançamento, surgiu o primeiro plano que custava à época 50 dólares por mês mais os custos de ligação por minuto.
Levando em conta a inflação, esse plano custaria hoje algo em torno de 127 dólares, o equivalente a cerca de R$ 521,00 a mensalidade e ainda aproximadamente 4,20 centavos o minuto.
1990: Motorola PT-550: o primeiro celular do Brasil!
Nos anos 90, a tecnologia de celulares conhecida atualmente começou a se desenvolver. O primeiro celular do Brasil foi um Motorola PT-550, aparelho que chegou junto com a rede de telefonia móvel no Rio de Janeiro em 1990.
Sua tela mostrava apenas 7 dígitos e alertas do sistema. Além disso, ele ainda era bem pesado, um “tijolão”, como foram apelidados os telefones móveis mais antigos.
1992: O primeiro SMS
A primeira mensagem de texto da história foi: “Feliz Natal”. Enviada no dia 03 de dezembro de 1992 por um engenheiro de 22 anos de idade na época, Neil Papworth. No entanto, a mensagem foi enviada para um modelo de telefone Orbitel 901.
1994: IBM Simon – a chegada do touch screen
O modelo IBM Simon foi o primeiro celular touch screen! Por padrão de fábrica, era possível apenas acessar agenda de contatos, calendários, relógio, bloco de notas, e etc. Mas já era um importante avanço tecnológico naquele período.
1996: Motorola StarTAC
O primeiro celular flip (modelos dobráveis) foi o Motorola StarTAC. Inspirado no comunicador que os tripulantes da nave Star Trek usavam no seriado americano, também virou febre entre a população e estava presente na maioria dos filmes de Hollywood da época.
1996: Nokia 9000 Communicator
Considerado um dos primeiros smartphones, o Nokia 9000 Communicator possibilitou acesso à internet via navegador. Porém, apenas duas operadoras da Finlândia viabilizaram a conexão naquele período.
Este modelo tinha capacidade de memória de até 8MB, dividida entre o sistema e aplicações e pesava cerca de 397 gramas.
1998: Os celulares em barra: o Nokia 6160 e 5110
Em 1998 a Nokia lança o celular em barra: o Nokia 6160. Esse modelo tornou-se muito vendido na década de 90, pois tinha preços atrativos e facilidades de uso.
A antena era mais curta e fixa. E nesse modelo já existia o famoso “jogo da cobrinha”.
Na sequência, o modelo Nokia 5110 foi desenvolvido para o mercado de consumo em massa, atraindo o interesse dos mais jovens com a opção de capas coloridas.
Anos 2000: a era dos Smartphones
2000: Nokia 3310
Um dos principais lançamentos da Nokia entre 2000 e 2003. Atraía muitos consumidores com uma bateria que durava horas.
2001: T36 Ericsson – O primeiro telefone bluetooth
O modelo T36 Ericsson possibilitou aos consumidores a conexão sem fio entre seus telefones e computadores.
2001: J-SH04 – O primeiro celular com câmera fotográfica.
O primeiro modelo comercial de celular com câmera fotográfica foi o J-SH04, da Sharp.
2002: O primeiro BlackBerry
O Black Berry foi o primeiro aparelho a apresentar conectividade celular, operando por uma rede de conexão GSM. Era possível enviar e-mails e organizar dados de forma eficiente.
2007: O primeiro Iphone!
Steve Jobs mudou para sempre o universo dos celulares em 29 de junho de 2007! O primeiro celular da Apple, o Iphone 2G, revolucionou o mercado! Sendo sucesso de vendas até hoje.
Desde aquela época, os fãs de tecnologia faziam fila e acampavam para garantir o produto em primeira mão.
2011: Primeiro celular dual-chip
No Brasil, a Tim foi a primeira operadora a comercializar um celular dual-chip. O primeiro modelo vendido foi o Screen EX 128, da Motorola.
2013: a chegada do 4G, a quarta geração de telefonia móvel
A tecnologia 4G chegou ao Brasil em 2013, principalmente porque o país sediaria a Copa do Mundo no ano seguinte.
2019: E hoje? Samsung x Apple
Atualmente, Samsung e Apple lideram no quesito tecnologia e aparelhos desejados. A disputa entre as duas empresas é bastante acirrada e cercada por polêmicas.
O último modelo lançado pela Samsung foi o Galaxy Note10, enquanto o Iphone XI é a nova aposta da Apple.
Aliás, neste mês de setembro a Apple lançou três novas versões do Iphone:
iPhone 11 – 6,1 polegadas
iPhone 11 Pro – 5,8 polegadas
iPhone 11 Pro Max – 6,5 polegadas
Entretanto, os preços dos smartphones são bem elevados e chegam no Brasil a valores pouco acessíveis ao público geral. Por isso, modelos como o Xiaomi têm se destacado cada vez mais frente às duas gigantes do setor.
Via Melhor Plano
O post A evolução do celular: confira como os aparelhos mudaram até chegar ao modelo do novo Iphone apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Credibilidade e Notícias 24 horas.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui