Se você é empreendedor, lidar com a baixa dos seus sonhos pode não ter sido parte do planejamento e acabar se tornando complicado, pois é necessário lidar com uma série de questões práticas e burocráticas.
Há ainda uma certa dúvida sobre os processos de baixa, além do sobre qual a melhor alternativa para encerrar uma empresa: buscar ou não um profissional contábil?
Pois bem, para sanar a primeira dúvida, aconselhamos que vá neste artigo. Mas caso você já saiba como funciona o encerramento de uma empresa, continue conosco. Nós iremos lhe explicar por que optar por um profissional especialista que auxilie no processo é a alternativa que mais otimiza tempo, e que com toda certeza, é a mais confiável!
A importância do contador ao fechar uma empresa
As etapas do encerramento de uma empresa são extremamente burocráticas e requerem dispor de presença, atenção e tempo do empreendedor.
São elas:
- Encerramento prático e débitos previdenciários
- Distrato Social
- Baixa de Impostos
- CRF e FGTS
- Tributos Federais
- Arquivamento na Junta Comercial
- CNPJ
Mesmo assim, com orientações corretas, as informações e burocracias necessárias para o encerramento da empresa se tornam mais simples. É muito importante que, desde a análise da decisão, você possa contar com o auxílio de um profissional capacitado e responsável, que irá ajudar a listar prioridades e ponderar ações.
Com as devidas explicações, o empreendedor tomará partido prático, e deixará nas mãos de um contador todo trâmite e listagem de órgãos, pendências e documentos necessários para finalização. Todavia, é aconselhado que o empreendedor acompanhe todas as etapas do processo.
Quais os benefícios de contratar um contador no processo de fechar a empresa?
1 – Consultoria Empresarial
O contador poderá fornecer análise de revitalização da empresa e compreender melhor a rotina do empreendedor, listando possíveis causas da mortalidade empresarial e sugerindo novas perspectivas.
2 – Segurança
O empreendedor terá a segurança de que pendências burocráticas serão integralmente resolvidas por um especialista.
3 – Controle Financeiro
Total controle de taxas e de indicadores financeiros.
4 – Foco
Foco para traçar e agir com resoluções práticas e funcionais.
5 – Otimização de tempo
Resoluções atingidas com menos disposição de tempo do empreendedor.
6 – Autonomia
Autonomia para ir em busca do que é necessário a partir da finalização empresarial.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Integravale
O post A importância do contador na hora de fechar uma empresa apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui