Neste início de ano, vimos algumas empresas de grande porte em crises financeiras preocupantes. Os casos que ficaram mais famosos são os das Lojas Americanas, que entraram com pedido de recuperação judicial após inconsistências contábeis; da Marisa, que pediu renegociação de dívidas; e, mais recentemente, da Livraria Cultura, que declarou falência após ter entrado com pedido de recuperação judicial em 2018.
“Sem entrar no mérito das responsabilidades, essa problemática nos faz pensar em como o trabalho de um contador e gestor empresarial é fundamental para uma empresa. É o profissional capaz de fazer a economia funcionar de maneira sustentável e, em conformidade com a legislação nacional, garantir subsídios técnicos para que as instituições privadas, sociais e governos evoluam com o máximo de suas habilidades”, explica a orientadora financeira Dora Ramos.
No gerenciamento empresarial, o contador exerce papel essencial na orientação em relação às finanças, alocação de recursos, gastos, obrigação com o time de trabalho e, especialmente, a respeito das regras tributárias que permitem a adequação correta ao regime de impostos, além de desenvolver uma análise segura sobre a saúde financeira e capacidades de ampliação.
“Apesar de o trabalho de um contador ser indispensável para a boa administração de um negócio, é necessário que o profissional mantenha cautela, responsabilidade e principalmente a transparência nas transações contábeis, para evitar que prejuízos maiores aconteçam”, pontua.
A especialista acrescenta que o acompanhamento em tempo real do negócio possibilita identificar falhas e ter assertividade a respeito das normas a serem aplicadas, em conjunto à maior independência e à transparência, para assegurar a apresentação genuína da situação financeira e patrimonial da empresa. Isso contribui para a segurança e conquista de novos mercados.
“É nos momentos de crise que notamos o potencial dos profissionais de contabilidade que, em meio ao caos, devem se apresentar como consultores financeiros munidos de conhecimento técnico e habilidade humana, para desempenhar sua principal função: cuidar de empresas. Contabilidade é, acima de tudo, responsabilidade”, finaliza a orientadora financeira Dora Ramos.
Artigo escrito por *Dora Ramos é consultora contábil com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial. Está há mais de 20 anos na jornada do autoconhecimento, é terapeuta holística, além de trabalhar também com PNL, aromaterapia, massagem, reiki e terapias de reconexão.
por Image 360
O post <br><strong>A importância do contador para a saúde financeira das empresas</strong> apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui