Finanças é um assunto muito preocupante para a maioria das pessoas. Pensar no futuro financeiro é uma dificuldade atual e que precisa ser analisada para quem deseja ter uma aposentadoria mais tranquila, com qualidade de vida e segurança.
Isso porque, ao parar de trabalhar, muitas vezes a renda diminui significativamente, as contas não param de chegar e os gastos são quase os mesmos.
Ter um planejamento financeiro é uma medida muito importante e que deve ser analisada desde já.
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros de Capitais, (Anbima) realizou uma pesquisa e mostrou que quase 50% dos trabalhadores do país desejam ter uma realidade financeira apropriada quando pararem de trabalhar, em média, aos 60 anos.
Contudo, a maioria das pessoas não possuem uma organização de suas finanças, visto que 62% dos entrevistados não conseguiram guardar dinheiro em 2019.
Com a crise econômica gerada por conta da pandemia do novo coronavírus, é possível perceber que muitas pessoas estão mais vulneráveis quando se trata de dinheiro.
Portanto, é possível imaginar que este planejamento, que já estava em segundo plano, praticamente inexiste agora em 2021.
Segundo a análise da Anbima, a crise deixará o mundo e os brasileiros mais pobres. A pesquisa foi realizada com cerca de 3.400 pessoas, acima de 16 anos e economicamente ativas.
Depender, exclusivamente, da fonte de renda paga pelo benefício concedido pelo INSS nem sempre é o ideal, podendo causar transtornos às famílias brasileiras.
Por isso, é importante criar um cenário financeiro para os próximos anos, começando com pequenas estratégias que podem trazer um bom resultado no futuro.
É necessário estabelecer o corte de custos, ou seja, evitar gastos supérfluos, trabalhar com aumento de receitas, buscar negociação de dívidas, fazer investimentos financeiros e reduzir despesas fixas.
Organizar contas também é uma boa estratégia. Para isso, criar uma planilha ou anotar as rendas e despesas é o ideal. Após fazer essa organização, é hora de estipular objetivos e criar uma visão sobre a situação atual e a que deseja para o futuro.
Com isso, é possível planejar uma reserva mensal que, com o passar do tempo, será uma boa renda na aposentadoria.
Além disso, se manter atualizado com as notícias sobre o mercado financeiro é um dos passos para ter controle das finanças pessoais.
Aplicações financeiras e planos de previdência são alternativas que também ajudam quem deseja ter esse dinheiro a mais na meia idade.
Além disso, uma organização financeira é necessária para evitar dívidas exorbitantes, conhecer a receita e as despesas e garantir um futuro sossegado e livre de problemas.
O post A importância do planejamento financeiro e de aposentadoria apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui