O abono salarial PIS/Pasep trata-se de um benefício de natureza trabalhista, concedido todo ano aos colaboradores da iniciativa privada e servidores públicos. Em suma, os programas representam uma colaboração para os empregadores, bem como oferecem uma gratificação essencial a muitos trabalhadores.
Tradicionalmente, o benefício é repassado no ano seguinte ao de apuração (ano-base), entretanto, em 2021, não houveram repasses devido a medidas de combate a pandemia da Covid-19. Sendo assim, o abono que deveria ter sido repassado no último ano, foi pago aos trabalhadores somente em 2022.
Com o adiamento, o abono referente aos meses trabalhados em 2020 foi repassado entre fevereiro e março de 2022. Apesar da liberação, muitos beneficiários ainda não efetuaram o saque do recurso, que pode chegar ao valor de um salário mínimo. A boa notícia é que quem ainda não efetuou resgate, possui mais uma chance de retirar o dinheiro este ano.
No entanto, é preciso estar atento e correr para resgatar a grana extra. Isto porque, o saque do abono ano-base 2020, estará disponível até o dia 29 de dezembro de 2022. Caso o prazo seja extrapolado, será necessário aguardar uma nova liberação futura.
Quem pode resgatar o abono PIS/Pasep?
Para ter direito ao abono ano-base 2020, será preciso cumprir com as seguintes regras de concessão:
- Ter inscrição no PIS/Pasep, há pelo menos 5 anos, em relação à 2020;
- Ter trabalhado por, ao menos, 30 dias de carteira assinada no decorrer de 2020;
- Ter recebido remuneração média de até 2 salários mínimos no decorrer do ano-base 2020;
- Ter seus dados devidamente repassados pelo empregador a RAIS.
Para consultar o direito ao resgate ou saber se o benefício foi depositado automaticamente, basta acessar os canais oficiais do banco responsável pelo pagamento.
- No caso do PIS (iniciativa privada): Aplicativo Caixa Trabalhador, site da Caixa ou central de atendimento, ligando no número 0800 726 0207;
- No caso do PIS (Servidor público): Central de Atendimento do BB ligando nos números: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades) ou 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
- Leia também: FGTS: Saiba quando você pode sacar o saldo do fundo
Qual será o valor do saque?
De modo breve, o valor do PIS/Pasep é definido conforme a proporção entre os meses trabalhados no ano-base e o salário mínimo vigente no ano de liberação. Como os pagamentos ocorreram em 2022, é considerado o atual piso nacional de R$ 1.212. Confira a tabela com os valores dos depósitos:
O post Abono de até R$ 1.212 está disponível para o saque até dezembro apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui