Seja para experimentar um tempero novo, sair da rotina ou até mesmo por falta de tempo para cozinhar, comer fora de casa é uma realidade na vida de muitos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Food Service Brasil (IFB)/Crest, os gastos com alimentação fora do lar representaram cerca de R$ 169,4 bilhões em 2021 no país. O levantamento apontou ainda que cada brasileiro desembolsou aproximadamente R$ 16,21 por refeição.
Para pagar as despesas em restaurantes, lanchonetes e padarias, muitas pessoas utilizam o vale-refeição, um benefício oferecido pelas empresas aos funcionários para custear a compra de refeições prontas durante a jornada de trabalho. O vale é regulado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Embora seja uma modalidade de pagamento bastante popular no Brasil, alguns empresários do ramo alimentício ainda não a adotaram. Entretanto, pesquisas mostram que os restaurantes que aceitam vale-refeição podem colher bons frutos e receber prioridade dos clientes em diferentes horários, principalmente no almoço e no jantar.
Vantagens de aceitar o vale-refeição no restaurante
A procura por restaurantes, lanchonetes, padarias e bares que incluem o vale-refeição é grande. Segundo um levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), os estabelecimentos que aceitam esse benefício são mais procurados pelo público e podem obter diversas vantagens em termos de lucratividade.
Crescimento no número de clientes
Como mencionado anteriormente, o vale-refeição é um benefício oferecido pelas empresas para que seus funcionários consigam se alimentar durante a jornada de trabalho. Por esse motivo, muitos trabalhadores costumam dar preferência para restaurantes localizados próximos ao local de trabalho e que aceitem essa forma de pagamento.
De acordo com informações divulgadas pela pesquisa realizada pela FIA, a aderência ao vale-refeição é um dos critérios na hora de se alimentar fora de casa. A indecisão no momento de escolher um restaurante é um fator comum para muitos brasileiros, no entanto, a flexibilidade no pagamento ao aceitar o vale-refeição é responsável pela escolha de grande parte das pessoas.
Fidelização de clientes
Assim como critério de escolha de um restaurante, o vale-refeição também é motivo de continuar consumindo no local, como mostra a pesquisa. De acordo com os dados divulgados, mais de 60% das pessoas comem apenas em restaurantes que aceitam o vale-refeição.
Se um estabelecimento já é conhecido pelo sabor e pelo bom atendimento, o benefício é uma forma de agregar mais um fator para fidelizar os clientes.
Mais vendas
O aumento no número de clientes e a fidelização são fatores determinantes para elevar o lucro de um estabelecimento. Dessa forma, empresas que necessitam crescer e obter mais rentabilidade podem encontrar no vale-refeição uma boa solução.
Segundo a pesquisa realizada pela FIA, 91% dos restaurantes que incluem o benefício em suas modalidades de pagamento aumentam o faturamento de forma expressiva ao final do mês.
Como aceitar o vale-refeição?
Locais que atuam com o fornecimento de refeições, como restaurantes, lanchonetes e padarias, podem incluir o vale-refeição em sua lista de modalidades de pagamento.
O processo para aceitar o benefício não é complicado e pode ser feito de maneira prática e rápida, inclusive, pela internet.
A fim de facilitar o credenciamento, o empreendedor deve ter registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) na categoria correta para aceitar o vale-refeição. Com o cadastramento finalizado, é possível habilitar as maquininhas do estabelecimento para esse tipo de pagamento.
Depois é só sinalizar o restaurante, lanchonete ou padaria com os adesivos do fornecedor de benefício.
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Fonte: Jornal Contábil
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