Medida pode auxiliar famílias e empresas em um contexto de turbulência internacional.

O Banco Central autorizou as cooperativas de crédito a emitirem Letras de Crédito Imobiliário (LCI). De acordo com o BC, ela endereça duas situações de uma vez só: possibilita ao segmento cooperativo fazer uso de instrumentos de funding apropriados para a atuação no mercado de crédito imobiliário e propicia condições para aumentar a concorrência e a oferta de produtos e de serviços no sistema financeiro. A mudança está normatizada na Circular 4.000.

A medida se soma aos esforços empreendidos pelo Banco na dimensão Inclusão da Agenda BC#, que tem fomentado o desenvolvimento das cooperativas de crédito e, consequentemente, a competitividade e o aprimoramento do sistema financeiro como um todo.

“Entre outras ações tomadas nesse sentido, podemos citar as que permitiram às cooperativas de crédito captarem depósitos de poupança e emitirem Letra Imobiliária Garantida (LIG)”, afirmou o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso.

De acordo com o diretor, a decisão relativa às Letras de Crédito Imobiliário pode auxiliar famílias e empresas em um contexto de turbulência nos mercados financeiros nacional e internacional. “A LCI é um instrumento consolidado e passa a representar mais uma fonte de captação às cooperativas, com efeito positivo no crédito. Possibilitar às cooperativas a sua emissão pode contribuir para a mitigação dos efeitos da crise”, defendeu.

A negociação primária das LCIs pelas cooperativas de crédito ficará restrita aos quadros sociais das mesmas, de acordo com o que determina o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Nada impede que posteriormente, ao serem negociados no mercado secundário, esses títulos sejam detidos por não cooperados.

Outras ações

Além dessa, outras medidas têm sido implementadas e/ou estudadas pelo BC e/ou pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para fomentar o desenvolvimento do cooperativismo de crédito no país.

No último dia 26 de março, o CMN, por exemplo, aprovou a Resolução 4.791, que permitiu que as cooperativas possam não caracterizar como ativos problemáticos as reestruturações de crédito feitas até 30 de setembro de 2020 que tenham como objetivo ampliar os prazos de financiamento às empresas e famílias.

Para saber mais sobre essas e outras ações e sobre o setor como um todo, clique aqui.

Por Banco Central do Brasil

O post Agenda BC# – Cooperativas de crédito já podem emitir Letras de Crédito Imobiliário (LCI) apareceu primeiro em Contabilidade na TV.

Fonte: Contabilidade na TV
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui