Há dois anos no mercado, a Nortão Temperos, com sede em Sinop (MT), triplicou seu faturamento anual com apoio do programa Move +, iniciativa do Sebrae que conta com atuação de Agentes de Mercados na prospecção de novos mercados no segmento B2B e por meio do reposicionamento da empresa, graças a consultorias gratuitas.
“Nossas vendas passaram de R$ 360 mil ao ano para 1,2 milhão ao ano. Conseguimos fechar negócio com o maior player de mercado de Sinop, o Grupo Machado e dois clientes em Juara e temos contatos com o grupo Pereira. Tudo foi possível com atuação dos Agentes de Mercado”, comemora o empresário Gutemberg Souza Lima.
Segundo ele, o pequeno negócio tem crescido 10% a 15% por semana, com vendas em vários municípios do Mato Grosso e operação nos estados de Rondônia e Amazonas. Além da consultoria, a Nortão Temperos participa de feiras e rodadas de negócios promovidas pelo Sebrae.
Foi muito gratificante participar do programa Move + e ver como o nosso negócio cresceu. Sinto que plantamos uma semente que vai dar muitos frutos em 2025. Estamos com novo rótulo, novas embalagens e creio que nossa marca ficou mais forte no mercado.
Gutemberg Souza Lima, empresário.
Em Paracatu (MG), a atuação dos consultores comerciais (Agentes de Mercado), também contribuíram para a expansão da empresa Império dos Salgados. Com quatro anos no mercado, o pequeno negócio já conquistou a preferência na região com a venda de salgados e pães de queijo congelados e se prepara para alcançar outros estados. Além da venda de produtos para supermercados, a empresa atende demandas para coffee breaks de outras empresas.
“Fizemos conexões com mais de 30 empresas neste primeiro semestre de 2024. O consultor nos direcionava para os potenciais clientes em cidades onde não tínhamos contatos e também nos ajudava a fidelizar alguns clientes. Nosso faturamento aumentou em torno de 50%”, explica Gustavo Henrique Silva, dono da empresa.
O programa Move + com atuação de Agentes de Mercado é voltado para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) ativas, regularizadas e com experiência e domínio mínimo do seu processo produtivo/ de atendimento, de logística e de gestão. Já são mais de 2,8 mil MPEs atendidas em todo o país. Em média, o aumento de faturamento das empresas após o atendimento foi de 26,5% no último ciclo! Números que devem ser ainda melhores ao final de 2024.
Como acontece
O analista de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Ludovico da Riva, explica que o programa atua em duas frentes: consultiva e de aproximação comercial. Ele acrescenta que o Agente de Mercado não é um representante comercial da empresa, e sim responsável por direcionar a empresa para os clientes, a partir de um diagnóstico e planejamento da estratégia de vendas do produto ou serviço.
Os encontros com os Agentes de Mercado podem ocorrer de forma presencial ou virtual, como também em grupo com a participação de empresas de outros segmentos. Da Riva destaca que é muito comum que os participantes do programa já fechem negócios entre si durante os primeiros encontros coletivos setoriais.
“Geralmente existe complementariedade entre as empresas e a partir disso, são gerados relacionamentos comerciais logo no início do programa; e isso é ótimo, pois colabora no aprendizado comercial do empresário, tornando-o mais assertivo quando iniciamos a negociação com grandes players do mercado”, conta. A evolução é constante e, no final do ciclo, evidencia novos mercados, novas vendas e, consequentemente, aumento de faturamento e crescimento da empresa.
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui