O Sebrae identificou perfis nas redes sociais e sites divulgando cursos e capacitações como se fossem oferecidos pela instituição. As fraudes circulam, geralmente, por meio de anúncios patrocinados e mensagens que utilizam indevidamente a marca Sebrae para se promover e vender serviços que são oferecidos gratuitamente.

O uso indevido da marca da instituição, às vezes, é feito de forma muito sutil, induzindo as pessoas ao erro com o uso de letras e cores iguais, além de nomes parecidos. Muitos casos suspeitos são sinalizados pela Ouvidoria do Sebrae que recebe pedidos de esclarecimentos de pessoas desconfiadas de ofertas de serviços em nome do Sebrae, bem como de consultorias especializadas.

As pessoas nos procuram para tirar dúvidas e confirmar se determinado serviço é do Sebrae. Além da veracidade, também nos procuram para saber se é recomendado.

Carla Rech, ouvidora do Sebrae.

Ela acrescenta que, após verificação do uso indevido da marca, o departamento jurídico do Sebrae solicita a retirada do anúncio e, dependendo do caso, busca a via judicial.

Se liga

O Sebrae oferece mais de 300 cursos on-line gratuitos, disponíveis exclusivamente no portal oficial ou ainda cursos presenciais nas unidades físicas em todos os estados e Distrito Federal. Além disso, a instituição não faz nenhum tipo de cobrança para credenciar fornecedores de consultoria e instrutoria. Todo o processo é realizado a partir de regras estabelecidas em edital. As informações estão disponíveis na página do Sistema de Gestão de Fornecedores.

Como identificar um golpe?

  • Desconfie se a mensagem promete cursos gratuitos, mas não leva ao Portal Sebrae oficial
  • Pede seus dados bancários ou informações pessoais.
  • Solicita qualquer tipo de pagamento, dados, confirmação de código via SMS ou e-mail.

Caso receba um anúncio ou e-mail sobre supostos cursos on-line do Sebrae, não clique e entre em contato com a Ouvidoria. O prazo de resposta é de 10 dias. Entretanto, em média, os retornos são dados em até 4 dias.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui