A dúvida surgiu após o anúncio feito por Trump na última quarta-feira, 26 de março, sobre o aumento das tarifas de importação sobre carros e peças automotivas. A nova taxa entrará em vigor a partir de 2 de abril e, apesar de a medida ser focada no mercado norte-americano, especialistas afirmam que o Brasil pode sentir os reflexos dessa mudança. Mas como isso afeta o bolso do consumidor brasileiro?
O Impacto no Brasil: Mais Carro, Mas Preços Mais Altos?
De acordo com os especialistas consultados, o Brasil não deve ser afetado diretamente pela tarifa de Trump sobre os carros importados. O país não exporta veículos para os Estados Unidos, então, teoricamente, a tarifa não deverá elevar os preços dos carros zero quilômetro por aqui. Mas há uma chance de que o Brasil comece a receber o excedente de produção dos países afetados pela medida, como México, Coreia do Sul e Japão.
Isso acontece porque, com a sobretaxa aplicada, os países que tradicionalmente exportam carros para os EUA precisarão buscar novos mercados para escoar a produção que não será mais enviada para o mercado norte-americano. E o Brasil, com seu acordo de livre comércio com o México, pode ser um destino para essas exportações.
No entanto, especialistas alertam que, mesmo nesse cenário, os preços dos carros não devem aumentar drasticamente. Como explica Milad Kalume Neto, consultor independente, o Brasil não deve sentir impactos negativos significativos, pois “não há um choque de demanda para justificar uma alta nos preços.”
Veja mais:
- Como declarar corretamente o saque-aniversário no Imposto de Renda 2025
- Entenda como funciona o trabalho Home Office
- Taxa de Desemprego sobe para 6,8%; Entenda
- Alerta! Tarifa de Trump vai aumentar preço do carro zero de novo?
- Compras na Shein, Shopee e AliExpress ficam mais caras a partir de abril
O Excesso de Carros, Mas com Oferta Controlada
Mas não é só a possibilidade de receber mais carros do exterior que pode afetar o mercado brasileiro. A oferta de veículos no Brasil pode aumentar com a chegada do excedente de carros que antes iriam para os EUA. Isso, em um primeiro momento, poderia gerar uma disputa maior por mercado, mas o especialista Cassio Pagliarini acredita que a tendência é que os preços se estabilizem, já que “a demanda por carros no Brasil não tem acompanhado o ritmo de crescimento esperado.”
Pagliarini também ressalta que, apesar da chegada de mais carros, a venda de veículos no Brasil continua lenta, com crescimento de apenas 2,9% em comparação com 2023, o que limita qualquer alteração significativa nos preços. A expectativa é que a situação continue sem grandes mudanças.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
O Mercado de Peças Automotivas: Mais Um “Mas” a Considerar
Outro ponto importante é o impacto que a tarifa de Trump pode ter sobre a indústria de autopeças brasileira. O presidente dos EUA também anunciou que poderá aplicar uma tarifa de 25% sobre as autopeças importadas, o que pode afetar a produção nacional de peças automotivas, principalmente devido à alta exportação de peças brasileiras para os EUA.
No entanto, Trump adiou a implementação dessa tarifa para as peças automotivas para o dia 3 de maio. Caso as autopeças brasileiras sejam afetadas, o impacto seria grande, já que os Estados Unidos são o segundo maior destino das exportações de autopeças do Brasil. Milad Kalume Neto, por exemplo, alerta que uma sobretaxa de 25% sobre as autopeças poderia gerar uma crise na indústria brasileira, com empresas locais enfrentando ociosidade na produção, desemprego e até fechamento de fábricas.
E agora? O que esperar do preço do carro?
Mesmo com os impactos indiretos, os especialistas acreditam que o Brasil vai sentir os efeitos de forma moderada. O mercado brasileiro de carros e autopeças pode até se beneficiar do aumento da oferta de veículos, mas isso não significa que os preços dos carros irão disparar. Pelo contrário, a tendência é que os preços se mantenham estáveis, já que a demanda interna ainda está aquém do que seria ideal.
Em resumo, o Brasil deve continuar a receber carros de outros mercados que antes iriam para os EUA, mas isso não deve provocar um aumento considerável nos preços dos veículos. Por outro lado, o setor de autopeças pode ser mais afetado, especialmente se as tarifas sobre as peças importadas forem realmente aplicadas. Mas, por enquanto, os consumidores podem respirar aliviados, pois não há previsão de um aumento drástico no preço do carro zero.
Então, pode ficar tranquilo. Comprar um carro zero não está mais caro por enquanto, mas vamos seguir acompanhando os próximos passos dessa tarifa de Trump para ver o que realmente vai acontecer no mercado automotivo brasileiro.
Embora a tarifa de importação de Trump possa gerar um aumento na oferta de carros no Brasil, a expectativa é que os preços permaneçam estáveis. As indústrias brasileiras de peças automotivas, por outro lado, podem ser mais impactadas. A boa notícia? A alta dos preços dos carros zero quilômetro não deve acontecer, a menos que haja um grande choque na demanda. Acompanhe nosso site para mais atualizações sobre o impacto dessa tarifa no mercado automotivo.
O post Alerta! Tarifa de Trump vai aumentar preço do carro zero de novo? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil