Imagem: Divulgação

O líder do PP (Progressistas) na Câmara dos Deputados, André Fufuca (MA), protocolou, hoje, dia 09, requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar, em prazo de até 120 dias, as inconsistências contábeis detectadas em lançamentos das Lojas Americanas.  A decisão sobre a abertura da investigação cabe agora ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O pedido foi registrado com o apoio de 216 de deputados (são necessários 171, número que equivale a 1/3 da Casa). Como a coleta de assinaturas foi feita em janeiro (antes, portanto, da atual legislatura, iniciada em 1º de fevereiro), há parlamentares que não exercem mais o mandato e que não poderão ser considerados.

Leia também: PIS/PASEP: o que fazer quando você descobre que não está…

De acordo com a assessoria de Fufuca, este considera 205 nomes, já que 11 dos signatários não estão mais no exercício de mandato parlamentar. Isso significa que, caso confirmado o número, há uma folga de 34 parlamentares em relação ao mínimo necessário – o que dá fôlego adicional ao pedido.

No requerimento, Fufuca citou fato relevante divulgado pela Americanas em 11 de janeiro, no qual a companhia relata inconsistência contábil de mais de R$ 20 bilhões, e disse que o episódio gerou enormes prejuízos aos investidores e ao mercado de capitais brasileiro.

“O episódio com as Americanas, assim, afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por qualquer tipo de fraude, erros ou acobertamentos de rombos em balanços, sem que o poder público investigue e exponha tudo o que acontece em casos desse tipo”, afirmou.

O post Americanas: Câmara recebe protocolo para abertura de CPI apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui