O rombo no orçamento da Varejista Conhecida como Lojas Americanas tem sido um dos assuntos mais comentados dos últimos dias, a dúvida que paira sobre a cabeça de muitos é sobre os direitos trabalhistas dos funcionários desta empresa.
A Americanas tem uma dívida de mais de 43 bilhões de reais e se encontra em situação de recuperação judicial, com isso, o questionamento feito por muitos é sobre o futuro dos funcionários desta empresa.
São mais de 40 mil trabalhadores que integram o quadro de funcionários da varejista, deputados estão acompanhando o caso, com a finalidade de garantir o direito desses trabalhadores.
O rombo
Com a investigação de contadores, dívida bilionária e muitas polêmicas envolvidas, o caso das americanas está tendo uma grande repercussão na mídia. Afinal, uma empresa grande, conhecida por patrocinar programas de Televisão e passar uma imagem de sucesso, assumiu um rombo financeiro gigantesco.
A empresa estava pegando empréstimos com bancos para pagar fornecedores e, depois, pagava os bancos com os juros. Entretanto, ao invés de registrar a sua dívida real, o valor declarado pela empresa no balanço era a dívida com os fornecedores (sem os juros).
Após anos realizando esse ato criminoso, o rombo de 43 bilhões foi declarado pelas Americanas neste começo de 2023. Entre diversas polêmicas, as dúvidas são a respeito do futuro dos trabalhadores dessa empresa
Leia também: Lojas Americanas e o descaso para com a Governança Corporativa
Os funcionários das lojas americanas receberão seus direitos trabalhistas?
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), se reuniu com dirigentes sindicais e representantes das empresas americanas e citou uma intensa negociação nos próximos dias.
“Participou (da reunião) uma pessoa que é responsável pelas relações sindicais da Americanas e nos tranquilizou que, até o momento, não foi feita nenhuma demissão. Os salários estão sendo pagos em dia, também os recolhimentos do Fundo de Garantia. Às pessoas que tinham férias previstas estão tirando e recebendo os seus direitos, ou um terço. O que nos preocupa é daqui para a frente”, declarou Carlos Motta.
Portanto, até o momento, nenhuma demissão foi realizada e todos os direitos trabalhistas estão sendo pagos, mas como citado acima, o preocupante é o futuro destes trabalhadores.
Leia também: Como a crise na Americanas afeta as pequenas empresas?
Medidas paro o futuro
Motta declarou que tentará apresentar um projeto de lei para aperfeiçoamento da participação dos sindicatos (que representam os trabalhadores) nos processos de recuperação judicial.
Além disso, o parlamentar acompanhará a investida de bancos credores contra os principais investidores da Americanas e deverá se reunir com o ministro do Trabalho.
O post Americanas: funcionários receberão direitos trabalhistas? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui