As coisas não andam fáceis para as lojas Americanas, depois de conseguir uma trégua de 30 dias na batalha judicial travada com alguns bancos e credores. Agora o problema se tornou ainda pior, a Americanas não está pagando os aluguéis das lojas em shoppings.
Isso levou a dura realidade de ser despejada do Shopping Vitória por determinação judicial, nesta terça-feira (11). No entanto, nos outros shoppings da Grande Vitória, capital do Espírito Santo, a Americanas continua com suas lojas abertas.
O espaço que a Americanas ocupava tinha 2.600 metros quadrados. A empresa mantinha contrato com o shopping há mais de três décadas.
O caso ocorrido com a loja âncora não tem nenhuma relação com o processo enfrentado pelo grupo de recuperação judicial.
O problema da Americanas com o Shopping Vitória são por questões contratuais. Segundo informações do próprio shopping em nota divulgada: “A Lojas Americanas está fechada por determinação judicial em razão de ação de despejo movida pelo Shopping Vitória”.
Não se sabe o que será feito no espaço. De acordo com a administração do shopping, o que existe são divergências contratuais específicas.
A Americanas também divulgou uma nota onde informa que a loja no Shopping Vitória foi fechada por motivos de litígio oriundo de divergência por parte do shopping sobre o processo de recuperação judicial da companhia.
“A Americanas está tomando as medidas judiciais cabíveis e reforça que o processo de recuperação judicial a impede de efetuar pagamentos cujo evento de origem seja anterior ao início do pedido realizado, caso dos aluguéis de demais estabelecimentos listados como credores, que estão recebendo normalmente os pagamentos de evento posterior à RJ, conforme determina a legislação. A Americanas orienta que os clientes continuem adquirindo produtos disponíveis em unidades próximas e também no site e app da marca, com a mesma qualidade de sempre”, informou.
Leia Também: Auxílio Gás: 5,69 Milhões De Famílias Vão Receber R$ 110. Veja Quem Tem Direito
Qual a situação em outros shoppings?
Parece que em outros shoppings de Vitória, a Americanas não está tendo o mesmo problema. Segundo nota publicada pela gerência administrativa do Boulevard Shopping Vila Velha: “O contrato com a Lojas Americanas segue em vigor e que a mesma segue com o funcionamento normalizado neste centro de compras”.
O Shopping Vila Velha preferiu não se manifestar sobre o assunto. Em nota disse: “O Shopping Vila Velha não costuma comentar sobre esse tipo de situação envolvendo lojistas. De qualquer forma, o Shopping tem sim uma loja Americanas e o funcionamento está normal. Não há previsão para fechamento. Qualquer dúvida, estamos à disposição”, esclareceu.
Honorários dos advogados
Segundo informação publicada no site Terra, os advogados envolvidos no processo de recuperação judicial das lojas Americanas irão receber cerca de 0,23% de todos os passivos da varejista como honorários. O pagamento, dividido ao longo de 55 parcelas mensais, gira em torno de R$ 100 milhões — e pode aumentar, já que os valores serão corrigidos pela inflação.
Já a Revista Veja em matéria publicada na coluna Radar Econômico, informa que a 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro definiu o escritório Zveiter e a empresa Preserva-Ação como administradores judiciais da recuperação judicial da varejista brasileira.
O post Americanas: loja é despejada de Shopping por falta de pagamento de aluguéis apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Portal de Notícias.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui