Inovação, tecnologia e empreendedorismo estão no centro das discussões da 35ª Conferência Anprotec, que acontece em Foz do Iguaçu até quinta-feira (16). Promovida pela Anprotec e Sebrae, a conferência deste ano tem como tema “Ecossistemas Colaborativos e Integrados ao Sistema Global”.

Ao longo dos dias de evento, salas para discussões, oficinas, palestras e debates vão abordar os desafios de conectar o Brasil a redes globais de inovação e de fortalecer o empreendedorismo.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, mediou o primeiro workshop da conferência, com o tema “Liderança Colaborativa em Ambientes de Inovação: Estratégias para Conectar Pessoas, Ideias e Resultados.”

“A conferência destaca que é possível fomentar a inovação em todo o país, apresentando exemplos de empresas que, por meio de investimentos em inovação, estão aumentando sua lucratividade e gerando mais empregos. A inovação no Paraná não está concentrada em uma única região; ela se espalha conforme as potencialidades e vocações locais, mostrando que há potencial em diversas localidades do estado”, reforça Rissete.

A Conferência Anprotec começou com um painel que teve como mediador o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete | Foto: Silvio Vers

Um dos principais objetivos do evento é promover a integração de iniciativas inovadoras que estão em andamento em diferentes regiões do país.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a importância de estimular e gerar recursos para que as universidades se tornem polos de inovação.

“Precisamos nos unir e nos motivar em prol de uma causa comum. No Paraná, o movimento da inovação está pulsante, é hora de aproveitar esse momento e remar na mesma direção. Nosso papel é criar uma cultura em que universidade e indústria estejam conectadas. É possível unir essas esferas para que todos cresçam quando falamos em inovação”, comenta.

O evento promove debates, workshops e discussões baseadas em inovação, tecnologia e empreendedorismo

Conexão e inspiração

Agentes de inovação que participam da Anprotec buscam conexões e inspirações para aplicar em suas regiões práticas inovadoras e possíveis de serem implementadas.

Uma delas é agente regional de inovação em Palmas, Michelle Faita Rodrigues, participou do evento em uma caravana organizada pelo Sebrae/PR na região Sudoeste. Para ela, o objetivo é transformar o conhecimento adquirido em ações concretas.

“Eventos como este são excelentes para conhecermos outros ecossistemas, de municípios e até de estados diferentes. Isso nos dá uma base importante para levarmos boas práticas como exemplo e inspiração”, afirma Michelle.

A Conferência Anprotec 2025 é promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae. A realização é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná. O encontro está sendo realizado no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu, no Paraná e segue até quinta-feira.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui