A antecipação do Imposto de Renda é uma linha de crédito que tem como garantia a restituição dos contribuintes, os bancos oferecem um valor com base no que as pessoas têm a receber.
Um contribuinte tem direito a recebimento de restituição quando o imposto pago no ano-base é maior que o devido, gerando declaração com imposto a restituir. Com isso, muitos contribuintes querem receber nos primeiros lotes ou buscam formas de antecipação.
Milhões de brasileiros possuem direitos a receber valores referentes ao Imposto de Renda em 2025 e desejam entender como essa linha de crédito funciona na prática.
O que é a antecipação da restituição do Imposto de Renda?
A antecipação do Imposto de Renda é um empréstimo onde as instituições financeiras utilizam o valor a receber do declarante como uma forma de garantia, desta maneira é possível conceder empréstimos até mesmo para negativados.
Para ter direito a essa linha de crédito é preciso transferir sua chave PIX para instituição ou indicar a sua conta naquele banco para receber o pagamento. Quando a Receita Federal depositar a sua restituição, o seu empréstimo será quitado em parcela única.
Leia também: Imposto de Renda: Receita divulga novo lote residual de Restituição
O contribuinte não recebe todo valor da restituição, são descontados juros e IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Essa é uma boa opção para quem está precisando de dinheiro rapidamente.
Leia também:
- MEI: 3 coisas que você precisa saber sobre a declaração anual
- Prazo no fim! Veja situações em que MEI é obrigado a declarar imposto
- Reforma Tributária atinge profissional liberal; saiba como
- Quase 1 ano após redução de jornada, veja o que dizem empresas e funcionários
- INSS: dois benefícios serão pagos a partir de quinta-feira (24)
Como funciona e como solicitar
Primeiramente, entre em contato com o seu banco e se informe se a antecipação do Imposto de Renda está disponível para você, após isso, pergunte quais são os documentos necessários e se a contratação está disponível online.
O principal documento para adiantar a sua restituição é o recibo do IR, com ele o banco pode verificar quando você enviou a sua declaração e se indicou realmente a conta daquela instituição para receber o pagamento.
Caso seu banco não disponibilize essa forma de empréstimo, é possível tentar a contratação por meio de outras instituições abrindo uma conta-corrente. Converse com o seu gerente antes e verifique se a linha de crédito realmente estará disponível para você.
Pesquise e compare a taxa de juros dos bancos, verifique também se realmente existe a necessidade de solicitar esse empréstimo.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
O post Antecipação da restituição do Imposto de Renda: saiba como solicitar! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil