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Não é novidade que a constante transformação digital do varejo no mundo fez com que as empresas concentrassem seus esforços no universo digital. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa da Orbelo, o comércio eletrônico representa hoje 18,01% das vendas no varejo em todo o mundo. Até 2023, este número deve chegar a 22%.

Com esta constante evolução, surge uma preocupação nas empresas em acompanhar o crescimento deste mercado: afinal, quais os lugares certos dentro do universo digital e as melhores estratégias? A resposta a esta pergunta está diretamente associada ao comportamento dos consumidores, uma vez que em um mundo cada vez mais conectado, usuários dividem seu tempo entre a web móvel e os aplicativos.

“A realidade é que estes ambientes precisam se unir e trabalhar em sintonia para garantir uma melhor experiência ao usuário. Nesta linha, 90% dos profissionais de marketing já têm consciência de que o redirecionamento é uma das melhores táticas”, destaca Daniel Simões, Managing Director da AppsFlyer no Brasil – líder global em mensuração de dados para aplicativos. 

Redirecionando o usuário

Embora os usuários geralmente comecem sua jornada de compras na web – cerca de 81% dos consumidores realizam pesquisas online antes de fazer uma compra, dados mostram ainda que 58% dos millennials preferem comprar em um aplicativo. Isso porque, os aplicativos são nativos do ambiente móvel e trabalham mais rápido.

“À medida que o retargeting da web móvel amadureceu, os profissionais de marketing passaram a confiar cada vez mais no processo para os aplicativos. Esta aceleração tem como base os resultados, já que a taxa de conversão em vendas é mais alta – até 13 vezes mais, ao mesmo tempo em que é possível ainda ampliar a base de clientes e também ter um número maior de cliques”, explica Simões.

Para obter resultados similares e acessar de forma eficiente a jornada de compra dos usuários, especialistas recomendam diferentes estratégias. Mas, para isso, ainda é importante avaliar e analisar cada uma delas. “O redirecionamento móvel ainda é um espaço relativamente novo e há muitos outros métodos que não foram implementados o suficiente para serem considerados comprovadamente eficazes. Algumas questões pendentes incluem quais tipos de formatos de anúncio funcionam melhor, quais são as diferenças entre o redirecionamento na web móvel e nos aplicativos e como as novas tecnologias de deep links inteligentes abrem novas oportunidades para os profissionais da área”, recomenda Simões. 

Banners inteligentes

Entre as estratégias mais populares e eficazes, o uso de Smart Banners pode ser considerado uma solução poderosa. “Os Smart Banners funcionam como um fluxo web-to-app. Ele cria um link fácil e rápido entre um site móvel e um aplicativo. Para os usuários finais, é apenas um banner no site de uma empresa, mas para as empresas, é mais uma oportunidade para conversão em vendas. As estratégias podem incluir diferentes chamadas para ação (CTA – call to action, na sigla em inglês), como uma promoção, por exemplo, que provoca o download do aplicativo”, conta Simões.

Para esse fluxo seguir em um caminho tranquilo e sem quebras, os smart banners podem contar com a tecnologia de links diretos – OneLink, que direcionam os usuários para uma página ou conteúdo específico no aplicativo, ou ainda, para a loja de aplicativos, caso seja necessária uma instalação.

Benefícios

Entre as vantagens que os aplicativos oferecem para as empresas estão: as oportunidades de engajamento adicionais, como mensagens e push para se comunicar com mais eficiência com os clientes. Além dele, o baixo ou zero custo de aquisição de usuários. E, por fim, uma experiência fácil e intuitiva para o usuário chegar mais rápido ao produto e/ou serviço, por meio do OneLink

“Para o varejo eletrônico como um todo, o uso de aplicativos aprimora a  experiência do cliente, fortalece o engajamento com o público, aumenta a percepção de credibilidade do produto e/ou serviço e deixa o cliente mais próximo e preparado para a jornada de compra”, finaliza Simões.

A AppsFlyer é uma empresa líder global em atribuição e análise de dados para aplicativos, que tem como missão ajudar os profissionais de marketing a melhor mensurar e otimizar suas campanhas.

Fonte: Jornal Contábil
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