A diversidade e a riqueza do turismo nacional são destaque no Salão Nacional do Turismo, que começa nesta sexta-feira (15) e vai até domingo (17), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Após 12 anos, o evento volta a apresentar todo o potencial do segmento, que após a pandemia da Covid-19 se transformou para atender ao perfil do novo viajante. O Sebrae é um dos correalizadores desta 7ª edição, junto com o Ministério do Turismo (MTUR), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Como uma grande vitrine dos destinos turísticos brasileiros, o Salão Nacional do Turismo vai mostrar o que há de melhor na cultura, história, gastronomia e belezas naturais do país para o público nacional e estrangeiro. No espaço de 25 mil m² do estádio, será montada uma estrutura dividida em cinco áreas temáticas: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A expectativa é que 30 mil pessoas circulem por lá durante os três dias do evento.

O Salão Nacional do Turismo é uma oportunidade única de mostrar aos brasileiros e estrangeiros todo o nosso potencial turístico. Esse é o nosso ‘grand finale’ de 2023, de todas as políticas públicas que vêm sendo conduzidas pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo, para o fortalecimento da atividade turística em nosso país. E sabemos de todos os benefícios gerados pelo setor com destaque para o desenvolvimento econômico e social, que é possível por meio da geração de renda.

Celso Sabino, ministro do Turismo.

Com apoio do Sebrae, os visitantes terão a oportunidade de conhecer como o empreendedorismo contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo nacional.

O turismo é o 2º maior gerador de empregos no Brasil, atrás somente da construção civil. Apenas para se ter uma ideia, em outubro, o turismo brasileiro criou 20,7 mil empregos com carteira assinada. Neste contexto, o Sebrae que é a sexta marca mais forte do país, atua para capacitar os pequenos negócios que giram em torno do segmento. Além disso, o brasileiro voltou a aquecer o turismo interno, movimentando as pousadas, hotéis e os restaurantes. Tudo isso representa novas oportunidades, geração de negócios e permite girar a economia local.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Novo olhar para o Turismo Nacional

Com uma rede de Agentes de Roteiros Turísticos (ART) por quase todo o Brasil, o Sebrae tem auxiliado os destinos brasileiros a descobrirem novas vocações para o turismo, a partir do atendimento das demandas e necessidades dos pequenos negócios, tornando-os mais competitivos.

A iniciativa tem contribuído para ampliar, capacitar e conectar rotas, produtos e roteiros turísticos. Em pouco mais de um ano, já são 200 territórios de 20 unidades federativas, em mais de 600 municípios impactados pela atuação desses agentes.

Os visitantes do Salão também terão a oportunidade de conhecer peças do acervo do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB Sebrae), com produções representativas de todos os estados e do DF. Essa é a primeira vez que parte do acervo ficará exposta fora do Rio de Janeiro, onde está a sede do espaço.

Além disso, quem passar pelo evento conseguirá fazer uma imersão no futuro, conhecer novas tendências do segmento e explorar os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Em área exclusiva, será possível entender como esse novo conceito tem transformado viagens em experiências memoráveis, a partir de uma perspectiva inovadora, criativa, tecnológica do Turismo, pautada pela sustentabilidade e acessibilidade.

A analista de Competitividade do Sebrae Nacional Germana Magalhães explica que o desenvolvimento dos destinos turísticos é condição essencial para o sucesso dos pequenos negócios. Segundo ela, a instituição atua para apoiá-los na sua jornada de transformação em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). “Para isso, é preciso fortalecer a governança local, envolvendo diversos atores, tanto representantes do poder público quanto entidades empresariais”, ressalta.

Em um dos ambientes, por exemplo, o público conhecerá a plataforma turística virtual criada pela prefeitura de Joinville (SC) que permite o uso de óculos 3D para acessar as informações, bem como conhecer o aplicativo de Turismo Airão Hub, da cidade Novo Airão (AM) e as boas práticas de São Luís (MA) com o áudio guia do Museu da Gastronomia Maranhense.

Os apaixonados por viajar e explorar os atrativos brasileiros também vão poder conhecer experiências estruturadas com o apoio do Sebrae em vários estados. Na sexta-feira (15) e sábado (16), a Arena Talk DTI Experiências Brasil vai apresentar rotas, circuitos e roteiros culturais e gastronômicos com degustação de produtos locais, entre eles, a Rota dos Pirineus (GO), o Roteiro Bufalo Marajó – Rei da Ilha (PA), Rota do Café de Cerrado Mineiro em Patrocínio (MG).

Com adquirir o ingresso gratuito

Para garantir a entrada gratuita ao Salão do Turismo, basta acessar o site da plataforma Sympla (incluir link), selecionar o dia específico ou os três dias para participar. Após preenchimento do cadastro, o visitante vai receber o ingresso por e-mail com o QR Code. Se preferir, também pode acessá-los diretamente no aplicativo da Sympla, disponível para download no APP Store ou Google Play.

Credenciamento para Imprensa

Os profissionais de imprensa e de comunicação interessados em visitar o Salão Nacional do Turismo 2023 e acompanhar a programação devem solicitar o credenciamento pela Internet. O evento terá um espaço exclusivo para o trabalho de cobertura jornalística.
Mais informações aqui.

Serviço:
Salão Nacional do Turismo 2023 – Conheça o Brasil
Quando: Dias 15, 16 e 17 de dezembro
Local: Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Horários: Sexta (15) 13h às 21h; Sábado (16) 10h às 21h; Domingo (17) 10h às 18h
Acesso gratuito mediante apresentação de ingresso virtual disponível na plataforma Sympla

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui