Seja para complementar a renda, manter a mente ocupada ou realizar o sonho do negócio próprio, muitos profissionais nem pensam em parar de trabalhar ao alcançarem a fase da aposentadoria.
Se é o seu caso, parabéns!
Empreender a essa altura da vida significa enfrentar novos desafios, aprender coisas novas e compartilhar boas experiências.
Mas antes de registrar um CNPJ, é importante entender as regras para não correr nenhum risco desnecessário.
Siga a leitura e entenda em que situações um aposentado pode abrir empresa.
Leia também: INSS: Saiba Quem Tem Direito Ao Adicional De 25% Na Aposentadoria
Aposentado pode abrir empresa?
Sim, o aposentado pode abrir empresa, caso sua aposentadoria seja por idade ou tempo de contribuição.
A regra vale para beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e abrange todos os tipos jurídicos de empresas.
Ou seja, o aposentado pode abrir uma Empresa Individual, uma Sociedade Limitada Unipessoal, uma Sociedade Limitada ou uma Sociedade Simples.
Pode, inclusive, abrir um MEI (Microempreendedor Individual), caso a atividade econômica esteja na lista de ocupações permitidas.
O fato de ser aposentado, portanto, não é impedimento para abrir empresa e empreender.
Aposentado por invalidez pode abrir empresa?
No caso do aposentado por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente), a situação é diferente.
O Art. 43 do Decreto nº 3.048/99 diz o seguinte:
“A aposentadoria por incapacidade permanente, uma vez cumprido o período de carência exigido, quando for o caso, será devida ao segurado que, em gozo ou não de auxílio por incapacidade temporária, for considerado incapaz para o trabalho e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade…”
Portanto, uma pessoa aposentada por incapacidade permanente não pode desempenhar nenhum tipo de trabalho, inclusive como empresário.
O Art. 46 da Lei nº 8.213/91 diz que “o aposentado por invalidez que retornar voluntariamente à atividade terá sua aposentadoria automaticamente cancelada”.
Caso queira retornar às atividades laborais, inclusive como empresário, precisará solicitar ao INSS a realização de nova avaliação médico-pericial.
Se aprovado, deve abrir mão de sua aposentadoria, que é cancelada a partir do momento em que formalizar a empresa.
Leia também: Atenção! Por Estas 6 Razões Sua Aposentadoria Pode Ser CANCELADA
Aposentado que abre empresa perde benefícios?
Caso a aposentadoria seja por tempo de contribuição ou por idade, o aposentado pode abrir empresa sem risco de perder o benefício.
Como vimos no tópico anterior, no caso da aposentadoria por incapacidade permanente, aí sim, o aposentado perde o benefício.
Existe ainda uma outra situação que precisa ser observada pelo aposentado que pretende abrir uma empresa: a aposentadoria especial.
O STF já decidiu que aposentados especiais podem continuar trabalhando, desde que em atividades livres de insalubridade ou periculosidade.
É importante, portanto, afastar-se da condição de atividade especial, o que enseja que o aposentado deve levar isso em consideração ao decidir abrir sua empresa.
Leia também: Quanto Tempo Demora O Pedido De Revisão Da Vida Toda? Entenda Mais Sobre Esse Mecanismo!
Aposentado que abriu empresa precisa pagar INSS?
Sim, o aposentado que abrir empresa precisa pagar INSS, desde que receba pró-labore, a remuneração pelo trabalho de sócio.
O desconto do INSS, nesse caso, é de 11% sobre o valor da remuneração, limitado a um teto que passa regularmente por atualizações.
Se o aposentado abrir uma empresa como MEI, o INSS estará incluso no DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Além do INSS sobre o pró-labore, que deve ser pago pelo empresário pessoa física, há ainda a CPP (Contribuição Previdenciária Patronal).
No caso de empresas optantes pelo Simples Nacional, a CPP é cobrada dentro do DAS, guia que unifica até oito tipos de tributos.
A exceção, nesse caso, é referente às empresas tributadas pelo Anexo IV, que pagam o INSS patronal como se pertencessem ao regime geral de tributação.
Vale ressaltar que a CPP é uma obrigação da empresa (pessoa jurídica) e não do aposentado-empresário (pessoa física).
Passo a passo para o aposentado abrir uma empresa
Agora que você já conhece as regras, confira um passo a passo de como abrir uma empresa mesmo estando aposentado:
- Elabore um plano estratégico que contemple o modelo de negócio, modelo de receita, plano orçamentário, projeções financeiras, etc.
- Escolha uma contabilidade online para ajudar com os procedimentos burocráticos
- Defina a natureza jurídica da empresa: Sociedade Empresária Limitada (com sócio), Sociedade Limitada Unipessoal (sem sócio), Empresário Individual, entre outras
- Escolha do porte da empresa, como ME ou EPP
- Escolha do regime tributário: Simples Nacional (abrange ME e EPP), Lucro Real ou Lucro Presumido
- Consulta Prévia de Viabilidade na Redesim do endereço e do nome empresarial
- Coleta de Dados na Redesim
- Protocolo da documentação na Junta Comercial e solicitação do registro do CNPJ
- Solicitação dos licenciamentos necessários.
Algumas etapas são meramente burocráticas, mas outras demandam uma atenção especial, como a escolha da natureza jurídica ou do regime tributário.
No caso do tipo jurídico, é recomendado que o aposentado, ao abrir sua empresa, escolha uma natureza limitada (Sociedade LTDA ou SLU).
Do ponto de vista jurídico, há separação entre o patrimônio pessoal do empreendedor e o patrimônio da empresa, um detalhe que faz muita diferença em casos de problemas com o negócio, com insolvência ou falência.
Quanto ao regime tributário, é importante fazer um planejamento a fim de escolher o mais eficiente do ponto de vista de pagamento de tributos.
Em todos os casos, a recomendação é ter um contador profissional para ajudá-lo nos enquadramentos mais adequados.
Abertura de CNPJ grátis para aposentados
Se você está aposentado, mas quer abrir uma empresa sem complicações, temos uma ótima notícia.
Na Contabilix, empresa de contabilidade online, fácil e segura, abrir CNPJ é grátis e 100% pela internet.
Você paga apenas as taxas do governo e fica livre de honorários contábeis.
Tudo que precisa fazer é acessar o nosso portal, fazer o cadastro e enviar algumas informações básicas.
Nosso time de especialistas avaliará o seu caso e indicará o melhor tipo de empresa para o seu negócio, de forma a reduzir ao máximo a carga de impostos.
Com sua empresa devidamente formalizada e pronta para operar, na Contabilix você conta também com pacotes completos de serviços para gerir sua empresa com muito mais eficiência.
É disso que você precisa?
Então, comece agora mesmo a tirar o seu plano empreendedor do papel!
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Original de Contabilix
O post Aposentado pode abrir empresa? Veja as regras e os passos! apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Portal de Notícias.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui