Como empresário, você já deve saber que todo negócio precisa ter objetivos claros para alcançar o sucesso, não é verdade? Acontece que quando se tem uma rotina intensa, muitas preocupações e responsabilidades nem sempre é fácil ser estratégico.
Independentemente do porte, é com os resultados obtidos pela definição das metas de uma empresa que se consegue ter uma visão de longo alcance sobre o seu futuro, assim como um controle mais efetivo do andamento de negócio. Para ajudar você na gestão desses objetivos é que preparamos este artigo. Acompanhe nossas dicas!
Qual a importância de gerir as metas de uma empresa?
Estabelecer metas para os setores de uma companhia é essencial para se ter a clareza de onde se quer chegar no segmento, como e o que fazer para alcançar a concorrência, facilitar os procedimentos internos e ter a compreensão de quais são as reais prioridades da empresa.
Contudo, não adianta planejar e propor objetivos se eles não forem bem geridos. A correta gestão das metas permite saber se caminho está correto e o que deve ser ajustado para o alcance daquele propósito.
Quais são as formas de gerir metas com eficiência?
Mesmo entendendo bem a importância do controle de objetivos, às vezes, não sabemos bem como fazer isso na prática. Por isso, selecionamos algumas medidas simples, mas que permitirão alcançar bons resultados.
Conheça a metodologia 5W2H
Existem diversas técnicas que facilitam a sua vida na hora de elaborar um planejamento. Selecionamos uma das mais conhecidas que é a 5W2H. O método consiste em responder sete perguntas ao propor uma meta ou plano de metas. Cinco delas começam com a letra W, são elas:
- what (o que fazer);
- why (por que fazer);
- where (onde fazer);
- when (quando fazer);
- who (por quem será feito).
Além das duas práticas que começam com as inicias H, daí o nome da metodologia 5W2H:
- how (como fazer);
- how much (quanto custa fazer).
Essa metodologia permite que tanto grandes quanto pequenos negócios saibam exatamente qual caminho seguir, respondendo com exatidão a todas essas perguntas. São questões que, se colocadas no papel, permitem diagnosticar quais medidas devem ser tomadas e todo o direcionamento que elas precisam. Percebeu como é bem completo?
Envolva a sua equipe
A técnica acima inclui questões de como fazer e por quem será feito, perguntas essenciais para você saber como deve envolver sua equipe e delegar as funções de cada um. Colaboradores que participam desde o planejamento da meta e sabem exatamente quais objetivos devem cumprir têm muito mais chances de se engajarem.
Além disso, a integração de toda a equipe é fundamental, pois novas ideias podem surgir, novos conhecimentos serão adquiridos por todos e é uma oportunidade de crescimento e de mostrar que a empresa valoriza a opinião de todos, reconhecendo cada profissional.
Estabeleça metas viáveis
Não importa o tamanho da equipe, ninguém gosta de trabalhar com objetivos que são claramente inatingíveis. No desejo de aumentar a lucratividade da empresa, muitos gestores cometem o erro de estabelecer algo que a equipe, por estar à frente do procedimento, sabe que não é fácil de ser cumprido. Seja realista e aumente a meta gradativamente.
Determine métricas e acompanhe
Estabelecer metas é sinônimo de lidar com métricas eficientes que informem, por meio dos números, se o objetivo poderá ser alcançado. Ao definir exatamente quais parâmetros devem ser seguidos, uma análise poderá ser feita com mais exatidão por meio dos indicadores ,que deverão ser acompanhados com frequência.
A tomada de decisão é feita por meio do planejamento das metas de uma empresa. Seja para reduzir custos, aumentar lucros, contratação de pessoal, realização de novas parcerias, conquista de novos mercados, reforço da marca e os demais processos internos somente obterão êxito se houver uma boa gestão que seja capaz de apontar qual rumo a empresa deve seguir.
Original de Free NFe
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Fonte: Jornal Contábil
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