A globalização nos mais diferentes setores, em grande parte impulsionada pelas novas tecnologias, provocou mudanças significativas no mercado de trabalho.
Há algumas décadas, saber falar inglês era um excelente diferencial, mas com o passar dos anos essa habilidade se transformou em indispensável para se candidatar a uma vaga em grandes empresas.
Não é difícil apontar as vantagens de aprender novos idiomas. São inúmeras possibilidades:viajar para outros países sem temer a comunicação em hotéis e restaurantes, ler livros e assistir séries na versão original, entender e cantar corretamente suas músicas favoritas, entre outros benefícios.
Na italki, a melhor escola de idiomas online,[1] você encontra professores nativos de diversas nacionalidades que irão ajudar você a alcançar o domínio linguístico desejado.
Mas aprender um segundo idioma não serve só para se divertir. É uma ótima maneira de aprimorar sua capacidade de fazer negócios e se posicionar para uma ascensão em sua carreira.
Um estudo realizado na Universidade de Edimburgo identificou que aprender um segundo idioma, em qualquer etapa da vida, melhora as habilidades de leitura, a fluência verbal e as medidas objetivas de inteligência dos alunos.
Os pesquisadores sugerem que a dedicação ao estudo de diferentes estruturas gramaticais e normas sociais é uma maneira natural de exercitar o cérebro. Aprender novos idiomas pode ajudar no bem-estar a longo prazo dos estudantes.
Os benefícios de aprender um novo idioma para as oportunidades profissionais
Desenvolver a proficiência em outro idioma é excelente para aprimorar as habilidades de comunicação e aporta um impacto positivo perceptível no cérebro.
Estudos indicam que essa prática contribui para a capacidade de reter, processar e atualizar informações.
Investigadores da Universidade de Chicago descobriram que pessoas que falam mais de um idioma conseguem ler melhor as nuances de uma situação e conseguem responder e reagir de forma mais adequada em diferentes circunstâncias.
E as vantagens não param por aí. Cientistas da Northwestern University conduziram um estudo que indica que cérebros bilíngues são mais eficientes no processamento de informações, especialmente em filtrar o que é ou não irrelevante.
Como é possível perceber, são inúmeros os benefícios de aprender um novo idioma para as oportunidades profissionais. Pessoas bilíngues desenvolvem habilidades que as tornam altamente competentes em ignorar informações que causam distração, mantendo-se atentas por mais tempo.
Talvez você não tenha precedido, mas a lei da oferta e da demanda também está relacionada ao mercado de trabalho e pode ser uma aliada para conseguir melhores salários.
Atualmente, existem mais recrutadores buscando profissionais com o domínio de uma segunda língua do que candidatos fluentes. Em função disso, os salários oferecidos a quem domina outro idioma tendem a ser maiores.
Uma pesquisa salarial realizada pela Catho revela que um profissional que domina a língua inglesa pode receber entre 47% e 52% a mais do que quem não sabe uma segunda língua. Se você deseja um salário mais alto, uma boa estratégia é investir no conhecimento de um novo idioma.
Muitas multinacionais brasileiras recrutam alguns de seus colaboradores para representar a empresa fora do Brasil e para isso é preciso dominar a língua da região.
Com o domínio do espanhol, por exemplo, você estará capacitado para trabalhar como expatriado em 22 países que têm essa língua como idioma oficial.
Vantagens de dominar um segundo idioma
A melhoria no acesso à educação aliada à globalização, que permitiu a expansão dos negócios e das empresas multinacionais, vem aumentando o nível de exigência do mercado de trabalho, que busca profissionais cada vez mais qualificados.
Nesse cenário, dominar um segundo idioma no âmbito laboral deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade do mercado, sendo um pré-requisito de vagas em diferentes empresas, tanto nacionais como multinacionais.
Dados de empresas como Page Personnel revelam que cerca de 60% das vagas disponíveis atualmente pedem fluência em inglês.
A empresa de recrutamento internacional revelou ainda que se espera que dentro de 10 anos, o idioma seja requisito para profissionais de qualquer nicho de atuação.
Dominar outras línguas pode determinar sua seleção em processos seletivos por saber o idioma requerido pela empresa, mesmo que outros candidatos possuam um currículo mais extenso.
Além disso, entender um segundo idioma também ajuda a melhorar a comunicação no idioma materno.
De acordo com a Oxford University Press, ao aprender um novo idioma, o aluno desenvolve uma compreensão mais profunda de gramática, estruturas e nuances do seu próprio sistema linguístico.
Essa compreensão minuciosa do funcionamento dos idiomas pode melhorar sua capacidade de se comunicar com colegas de equipe, escrever e-mails e mensagens mais claras e interagir de maneira mais eficaz com clientes ou supervisores.
Oportunidades para empregado e empregador
Muito se fala da importância de ser um profissional fluente em um segundo idioma para atender as necessidades do mercado.
Mas você sabe quais são os benefícios para as empresas que apostam na formação de seus funcionários? Investir nas habilidades linguísticas dos colaboradores pode aportar vantagens para ambos lados.
Oferecer cursos de idiomas para os trabalhadores garante uma cultura organizacional mais inclusiva e unificada e ajuda os falantes não nativos a estabelecerem relacionamentos mais fortes com seus colegas e gestores.
Os estudos citados anteriormente, revelam que ao investir no aprendizado de idiomas dos funcionários, as empresas fomentam o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, aumenta o limiar de atenção, melhora a capacidade de processar informações com mais eficiência, aprimora a tomada de decisões e estreita as relações de trabalho.
Outros fatores importantes são: engajamento, retenção dos funcionários, maior facilidade de expansão para novos mercados, cultura corporativa mais resiliente e unificada, além de maior produtividade.
Garantir que seus funcionários tenham habilidades linguísticas para se comunicar entre si e com seus clientes pode fazer uma diferença radical na produtividade deles.
Colaboradores que falam um segundo idioma estarão mais preparados para enfrentar o desafio da expansão para novos mercados.
O post Aprender novos idiomas ajuda você a impulsionar sua carreira apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui