O profissional tendo a formação em ciências contábeis no Brasil e que decide morar na Itália tem grande possibilidade de trabalhar na área dele em pouco tempo.
O primeiro passo que deve cumprir é enviar a documentação necessária, diploma, grade curricular e fazer a declaração de valor in loco no consulado italiano referente à residência dela. O consulado analisará e dará a declaração de valor.
Com este em mãos, deve buscar uma universidade com grade curricular semelhante com a dela e, com isso, cursará somente um curso que se chama ragioneria. Seria uma adaptação para a parte contábil fiscal da Itália. Então, é uma das profissões que precisam de pouco tempo para se concluir esta formação e já estar em atividade.
Muito importante e fundamental inclusive para participar deste curso e trabalhar na área é ser fluente na língua italiana. Meu conselho é: enquanto está se preparando para mudar para Itália, enquanto reconhece a cidadania italiana é investir em um curso de língua italiana.
Com esta adaptação na área você pode começar a trabalhar, porém para ter um escritório contábil (Studio Commercialista) próprio, precisa ter experiência de 3 anos trabalhando em Escritório contábil e prestar um exame profissional. Porém nesses 3 anos trabalhando no escritório de contabilidade, já tem um trabalho, o que é muito importante para adquirir experiência e conhecimento, tanto fiscal quanto contábil do país.
Também pode trabalhar em empresas privadas na área contábil, fiscal e RH da empresa.
É uma área muito vasta de oportunidades de trabalho.
Após o tempo de experiência pode investir em escritório próprio. São muitos brasileiros morando e trabalhando na Itália o que favorece um contador brasileiro.
A maioria dos brasileiros tem muita dificuldade em entender como declarar imposto de renda e como um contador brasileiro, cidadão italiano poderá ter muitos clientes da comunidade Brasileira. Com formação no Brasil já tem um bom caminho percorrido para exercer a carreira e ter sucesso na Itália. Mas isto é possível com a cidadania italiana.
A forma mais simples para os descendentes é fazer o reconhecimento da cidadania italiana. Para ser reconhecido cidadão italiano deve ter um ascendente italiano e desta forma, segundo a legislação italiana, se tem um italiano como Dante Causa você nasceu italiano, basta provar.
Existe alguns impedimentos, algumas restrições na legislação mas essa é a base. Faça o reconhecimento da cidadania italiana, fazendo de forma judicial, enquanto sai o seu reconhecimento, aprenda o italiano, organize e programe sua mudança. Para o processo nossos advogados o representam em Tribunal na Itália.
Para reconhecer as provas são certidões de nascimento, casamento e óbito dos envolvidos na sua linha de ascendência até chegar no italiano. Estas certidões serão traduzidas e apostiladas pela corte de Haia, além de um certificado negativo de naturalização.
Procure empresas especializadas como a nossa para obter toda a orientação. Inclusive pode entrar outras pessoas da família desde que tenha o mesmo italiano em comum no mesmo processo. Isto diminui significativamente o custo individual.
A área de contabilidade na Itália é próspera, pois todas as empresas devem ter um contador. E hoje inclusive muitos têm empresa de contabilidade online.
A media salarial de um contador que trabalha em empresas gira em torno de 2.250 euros, isto depende de muitos fatores, desde carga horária, área de atuação e grau de experiência.
Para procurar trabalho tem os sites de emprego muito usados e muito fortes na Itália, deve fazer um currículo no modelo europass e este modelo de currículo, inclusive, serve para outros países da União Europeia caso você tenha interesse.
Por Simone Oliveira
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Área de contabilidade é procurada por brasileiros que vão morar na Itália apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui