Imagens: Freepik / editado por Jornal Contábil

Cidadãos que são amparados pelo Auxílio Brasil que, por sua vez, é viabilizado pelo Cadastro Único (Cadúnico), têm até a próxima sexta-feira (14) para atualizar os dados informados ao sistema. Em suma, a medida serve para evitar uma possível suspensão ou cancelamento dos pagamentos mensais realizados pelo governo. 

Diante do risco referente a perda do benefício, diversos municípios espalhados pelo país enfrentam filas enormes compostas por brasileiros que precisam realizar a atualização cadastral. Conforme o divulgado, cerca de 263 mil famílias que ainda não cumpriram com a obrigação podem ficar sem os repasses do Auxílio Brasil. 

Contudo, vale ressaltar que a atualização cadastral cabe às famílias que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados informados ao sistema do Cadúnico. Além disso, o procedimento também é exigido SEMPRE que houver alguma alteração, no âmbito do grupo familiar, a exemplo de mudanças na renda ou no número de integrantes. 

Nesta linha, famílias contempladas pelo Auxílio Brasil que estão há mais de 2 anos com o cadastro desatualizado, o prazo para regularizar os dados no Cadúnico se encerra no próximo dia 14 de outubro. Caso não haja atualização, haverá o bloqueio dos pagamentos. 

Por sua vez, para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil ou/e da Tarifa Social de Energia Elétrica, o prazo estende até dezembro de 2022. Sendo assim, é essencial que famílias beneficiárias se mobilizem desde já, para manter os recursos necessários. 

Como atualizar o Cadúnico 

Assim como é feito na inscrição ao sistema, a atualização dos dados informados ao Cadúnico, exige que o responsável pelo grupo familiar se dirija a alguma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

No entanto, quem deseja se informar, previamente, sobre a situação do cadastro, verificando se há a necessidade de atualização, além de estar ciente das possíveis irregularidades, a consulta pode ser realizada sem sair de casa. Em suma, o procedimento pode ser feito através dos seguintes canais: 

  • Aplicativo do Cadastro Único (disponível para aparelhos Android e IOS); 
  • Central de Atendimento do Ministério da Cidadania, ligando no número 121. 

Nota! Caso a consulta seja via telefone, os horários de atendimento são das 7h às 19h, em dias úteis, e de 10h às 16h, durante finais de semana e feriados nacionais. 

Benefícios viabilizados pela inscrição no Cadúnico 

Cada benefício do governo possui seus próprios critérios e regras de concessão, entretanto, muitos deles têm como requisito base a devida inscrição no Cadúnico. Confira alguns programas sociais que somente podem ser recebidos mediante ao cadastro no sistema: 

  1. Auxílio Brasil;
  2. Minha Casa Minha Vida;
  3. Benefício de Prestação Continuada;
  4. Identidade Jovem (ID Jovem);
  5. Carteira do Idoso;
  6. Telefone Popular;
  7. Tarifa Social de Energia Elétrica;
  8. Aposentadoria destinada a Pessoas de Baixa Renda;
  9. Isenção no pagamento de taxas para inscrição em concursos públicos;
  10. Água para todos;
  11. Programas Cisternas;
  12. ENEM;
  13. Programa Nacional de Crédito Fundiário;
  14. Bolsa Estiagem;
  15. Bolsa Verde (Programa voltado ao Apoio à Conservação Ambiental);
  16. Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
  17. Programa Brasil Alfabetizado;
  18. Programa Nacional de Reforma Agrária;
  19. Crédito Instalação;
  20. Carta Social;
  21. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
  22. Serviços Assistenciais.

O post Atenção! Brasileiros devem atualizar o Cadúnico até amanhã (14) apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui