O Cartão do Cidadão é um meio de acesso aos recursos dos benefícios sociais e trabalhistas, quando da impossibilidade de recebimento do benefício em conta, podendo ser usado nos diversos canais de pagamento da Caixa Econômica Federal, presentes pelo país, como Unidades Lotéricas, Correspondentes Bancários, Salas de Autoatendimento e Agências.
Quem tem direito
O Cartão Cidadão é para a pessoa que possui benefício e não o recebe em contas bancárias. Já quem tem conta individual, como Poupança, Poupança Social Digital (Caixa Tem) ou Conta Corrente na Caixa, poderá receber seu benefício diretamente na conta, não sendo necessária a emissão do Cartão do Cidadão.
Para consultar saldos e extratos, como do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou verificar se tem parcela de Abono Salarial ou Seguro-Desemprego disponível, baixe os Aplicativos do banco.
Cartão do Cidadão
Para quem não possui conta bancária, é possível sacar benefícios usando o Cartão Cidadão. Por meio do cartão o trabalhador poderá retirar o seguro-desemprego e abono salarial.
Poderá fazer consultas pelo Portal do Cidadão ou por telefone no Atendimento Caixa ao Cidadão no número 111 ou 0800-726-0207.
Como consultar o saldo do Cartão do Cidadão pela internet
A pessoa com o Cartão Cidadão poderá consultar pela internet o valor recebido de benefícios como seguro-desemprego, abono salarial PIS/Pasep, Bolsa Família, Auxílio Gás, INSS ou programas sociais regionais.
- Basta fazer o login no Portal Cidadão;
- Em seguida, acessar o Portal Cidadão no navegador e inserir o seu CPF e senha — os dados de login são os mesmos usados no app Caixa Trabalhador ou Bolsa Família. Quem ainda não tem acesso a esses serviços, deverá clicar em “Cadastre-se”;
- Depois vá em “Consultar parcelas”
- Procure pelo benefício que recebe e clique em “Consultar parcelas”.
O site irá mostrar detalhes sobre o pagamento e valores disponíveis no seu Cartão do Cidadão.
Como saber o saldo do Cartão do Cidadão por telefone
Para saber o saldo do seu Cartão do Cidadão, basta ligar para a central da Caixa, telefone 111 ou no 0800 726 0207, disponível 24 horas, 7 dias da semana.
Após ligar para a central, ouça atentamente as opções disponíveis e selecione o benefício que recebe para depois consultar o saldo.
Como emitir o Cartão
A primeira via do cartão é emitida de forma automática, quando solicitada pelos gestores dos programas sociais. Em caso de roubo, perda ou extravio, o Cartão do Cidadão pode ser solicitado pela central de atendimento da Caixa, telefone 111.
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Senha Cidadão
O trabalhador deverá habilitar uma senha para usar o Cartão Cidadão e poder realizar saque de benefícios trabalhistas e/ou sociais administrados pela Caixa, de forma prática e segura, por meio de terminais de autoatendimento, casas lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui, Agências ou Pontos de Atendimento da Caixa.
Caso você escolha fazer a senha em uma casa lotérica, deverá ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão – 111 – e comparecer à Lotérica, portando seu Cartão do Cidadão e um documento oficial, que pode ser:
- Carteira de identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
- Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.);
- CTPS – modelo informatizado;
- Carteira funcional;
- Identidade militar;
- Carteira de identidade de estrangeiros;
- Passaporte, etc.
- Para fazer a Senha Cidadão em uma agência da Caixa, não é obrigatória a apresentação do Cartão do Cidadão, basta apresentar algum dos documentos oficiais exemplificados acima.
Fonte: Jornal Contábil
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