O Balanço Patrimonial exibe ativo e passivo na contabilidade do negócio, sendo de emissão obrigatória por lei, no mínimo, uma vez por ano após o seu encerramento.
Além disso, essa demonstração contábil também tem sua utilidade para o gerenciamento da empresa, pois seus números refletem a situação patrimonial dela e ajudam a fazer análises financeiras, inclusive para o futuro.
Então, entenda melhor o que são esses grupos contábeis e qual é a importância deles.
O que é o ativo
O grupo do ativo é o qual todos os bens e direitos da empresa são elencados no Balanço Patrimonial, mas não apenas com todos os itens abrangidos por ele sendo listados. Para um melhor entendimento do ativo e do que ele significa para o negócio e diz sobre ele, ele é dividido em subgrupos, os quais veremos agora.
Ativo circulante
Nesse subgrupo estão os valores que podem ser convertidos em dinheiro no exato momento ou em curto prazo, como:
- dinheiro em contas bancárias e caixa;
- estoque;
- contas a receber dentro do ano;
- aplicações financeiras que podem ser resgatadas a qualquer momento.
Ativo não circulante
No subgrupo não circulante estão direitos que podem se transformar em dinheiro no longo prazo e bens do patrimônio, que fazem parte do ativo imobilizado. Alguns desses bens e direitos são:
- imóveis;
- móveis;
- veículos;
- contas a receber no próximo ano;
- aplicações financeiras que só podem ser resgatadas no próximo ano ou depois.
O que é o passivo
Ao contrário do ativo, o passivo compreende as obrigações — valores que reduzem o patrimônio da empresa. E como o grupo anterior, este também divide-se em subgrupos.
Passivo circulante
Dentro do subgrupo circulante estão as obrigações a serem pagas no curto prazo. Alguns exemplos são:
- folha de pagamentos;
- contas a pagar com fornecedores;
- impostos e contribuições;
- distribuição de lucro a ser feita para sócios.
Passivo não circulante
Os valores do passivo que não circulam no curto prazo compreendem as obrigações do negócio para o próximo ano ou mais à frente, como contas a pagar e parcelas de empréstimos e financiamentos longos.
Patrimônio líquido
Um terceiro grupo do passivo é o patrimônio líquido, resultado do ativo menos o passivo. Na realidade, é um resultado positivo. Porém, de maneira técnica, precisa estar entre as obrigações do passivo porque é uma obrigação que a empresa tem na escrituração contábil com seus sócios.
Como analisar ativo e passivo na contabilidade
Uma das avaliações mais simples e úteis que os grupos do Balanço permitem é a de receitas e despesas de curto prazo, comparação que ajuda na administração do capital de giro.
Outra possibilidade é a de não deixar que o dinheiro desvalorize. Por exemplo, se os valores em caixa e contas bancárias estão acima do que é necessário para o pagamento das próximas obrigações, uma parte dessa sobra pode ser colocada em investimentos para que renda e não fique parada sendo desvalorizada pela inflação.
Com essa demonstração, também é possível analisar o crescimento da lucratividade ano a ano. Basta utilizar documentos de anos diferentes e comparar o lucro acumulado do patrimônio líquido de ambos os períodos.
Percebeu a importância de ativo e passivo na contabilidade e para a gestão do negócio? São números obrigatórios de serem calculados e elencados no Balanço, documento que todo ano tem de ser emitido e, de preferência, utilizado em análises financeiras e de desempenho.
E como esse não é o único assunto sobre o qual empreendedores devem se informar, assine a nossa newsletter para se inteirar de outros temas importantes para empresas.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.
O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Contsimples
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }O post Ativo e passivo na contabilidade: entenda qual a sua importância apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui