A transparência é um dos pilares da relação entre empresa, acionistas e mercado. Apresentar demonstrações contábeis confiáveis é um compromisso com todos os envolvidos no processo e com o mercado. Por isso, ter uma opinião dos auditores independentes sobre os números e informações apresentadas pela empresa é imprescindível.
Vale dizer que a auditoria é uma ferramenta que possibilita total apoio na tomada de decisões pelos dirigentes, presidentes ou CEOs da empresa, independentemente do ramo de atuação. Entre os principais benefícios da auditoria, destacamos:
I) Segurança nos dados apresentados nos demonstrativos contábeis financeiros
II) Possibilidade de identificar melhoria nos processos
III) Possibilidade de identificar distorções, falhas e irregularidades
Além disso, traz um olhar profissional de quem não está envolvido no dia-a-dia da companhia, sem vícios e visões enraizados na corporação.
O auditor contábil, portanto, analisa documentos e registros, possibilitando a verificação da saúde financeira da empresa e identificando possíveis situações que estão em desacordo com leis e normas e também possíveis falhas na gestão empresarial que requerem melhorias em seus controles internos.
Algumas empresas são obrigadas, por lei ou por agências reguladoras, a contratarem a auditoria independente. Porém, todas as empresas podem e devem contratar sempre que sentirem a necessidade de uma maior segurança em seus dados contábeis ou em seus controles internos. Também quando perceberem ou desconfiarem de erros ou fraudes em seus demonstrativos contábeis.
Há uma infinidade de situações que podem ser encontradas no processo de auditoria contábil, porém no que se refere às demonstrações financeiras é comum falhas decorrentes de interpretações equivocadas das normas contábeis. No aspecto de controles internos em geral, há casos de não cumprimento de políticas e procedimentos determinados pela alta administração.
A depender dos erros ou negligências, podem ter como resultado denúncias, multas, processos judiciais. Situações que demandarão, certamente, grande investimento técnico e financeiro para solucionar.
A auditoria é, ainda, uma etapa de extrema relevância para a empresa que deseja alavancar o seu negócio, pois permitirá que a administração tome decisões pautadas em dados mais confiáveis e, principalmente, comparáveis com o mercado em que atua, uma vez que a auditoria irá verificar se a empresa aplicou adequadamente as normas contábeis específicas do segmento ou mercado de atuação da empresa.
Além disso, é uma etapa primordial para companhias que almejam uma operação de M&A. Com certeza, é a auditoria que trará a segurança dos números que serão utilizados para cálculos e estimativas – números que serão base de toda a negociação e que muitas vezes darão um norte para o valor do negócio. É uma segurança tanto para o vendedor quanto para o comprador.
Sem dúvidas, é a através da auditoria contábil que é possível compreender como sua empresa caminha, qual sua real situação financeira e seus reais resultados e, ainda, planejar para onde ela deve ir e quais os caminhos seguir.
O crescimento caminha juntamente com a correta execução de todos os processos contábeis, livres de qualquer problema com o Fisco!
Por Adriana Almeida Resende de Miranda, sócia atuando na área de Auditoria Contábil da De Biasi Auditoria, Consultoria e Outsourcing
O post Auditoria Contábil: Compromisso e transparência para com a empresa e para com o mercado apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui