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Para quem ainda não sabe, o Auxílio Brasil diz respeito ao programa que substituiu o extinto Bolsa Família em outubro do último ano. Atualmente, o benefício contempla cerca de 17 milhões de famílias. 

O programa conta com pagamentos mensais no valor mínimo de R$ 400, tais repasses estão confirmados para acontecer, ao menos, até o final de 2022. Assim sendo, já é possível conferir as datas dos repasses até dezembro deste ano. 

Assim como no Bolsa Família, os pagamentos do Auxílio Brasil são realizados na última quinzena do mês, de modo que os beneficiários recebem conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). 

Exposto isto, continue sua leitura e confira no decorrer do artigo, quem são as famílias que recebem o benefício e como se inscrever para a concessão do programa. Além disso, ao final do texto estará disponibilizado o calendário completo do auxílio para 2022. 

Quem tem direito ao benefício?

Para ganhar o direito ao recebimento do Auxílio Brasil, as famílias devem estar primordialmente inscritas no Cadúnico, além de atender aos seguintes requisitos de renda: 

  • Possuir renda familiar mensal de até R$ 105 por pessoa (condição de extrema pobreza); OU
  • Possuir renda familiar de até R$ 210 (condição de pobreza, desde que a família seja composta por gestantes, ou menores de 21 anos; 

Ademais, segundo as normas do benefício, gestantes beneficiárias devem realizar o pré-natal. Além disso, todas os integrantes devem seguir o calendário de vacinação e todos os menores devem possuir uma frequência escolar mínima. 

Inscrição no cadúnico para inclusão no Auxílio Brasil

Como dito anteriormente, somente serão contempladas com o benefício, famílias inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) para programas sociais, além de estar com os dados informados no sistema devidamente atualizados. 

Para realizar a inscrição no sistema, primeiramente, é necessário definir um responsável pela família, que será considerado o titular. Em seguida, basta se dirigir a alguma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), portando os seguintes documentos:

  • Para o titular: Título de Eleitor ou CPF; 
  • Para os demais integrantes, basta apresentar algum dos seguintes documentos: CPF, RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho.

Ps: no caso de famílias indígenas ou quilombolas também é possível apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). 

Calendário do Auxílio Brasil em 2022

Lembrando que número final do NIS, não considera aquele que está após o traço, importante não confundir. Confira o cronograma completo do Auxílio Brasil: 

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Fonte: Jornal Contábil
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