Nesta sexta-feira, 31, a Caixa Econômica Federal (CEF), realizará mais uma etapa do pagamento de cinco diferentes modalidades do auxílio emergencial do valor de R$ 600,00. De acordo com o calendário, os beneficiários contemplados no momento se tratam dos aniversariantes do mês de abril, que devem receber através da conta poupança social digital, a 4ª, 3ª, 2ª, ou ainda, a 1ª parcela do benefício, a depender da data de aprovação do cadastro. 

Em complemento às ações governamentais, também foi aprovado a liberação do saque da 4ª parcela para todos os cidadãos inscritos no Bolsa Família.

Sendo assim, também a partir desta sexta-feira, os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) de final 0, podem receber o valor.

No que se refere ao saque da 5ª parcela desta mesma categoria, este, somente será liberado entre os dias 18 a 31 agosto, também conforme o dígito final do NIS. 

É importante ressaltar que, apenas os beneficiários que também estão cadastrados no programa Bolsa Família ou com data de nascimento em janeiro, estão aptos a sacar o recurso.

O restante dos cidadãos contemplados pelo auxílio emergencial, têm direito a movimentar o dinheiro somente através do aplicativo Caixa Tem, para pagamento de contas e boletos, compras com cartão virtual ou aproximação por QR Code. 

Os pagamentos mencionados são válidos para os inscritos pelo site ou aplicativo, ou aqueles que já se integravam ao Cadastro Único (CadÚnico), mas que não é beneficiário do Bolsa Família. O depósito da parcela irá depender da época de aprovação do cadastro pelo Governo, como: 

  • 1ª parcela: cadastros aprovados em julho e não recebeu nenhum pagamento;
  • 2ª parcela: benefícios iniciados entre o final de junho e começo de julho;
  • 3ª parcela: quem começou a receber em maio;
  • 4ª parcela: aqueles que começaram a receber em abril.

No início do mês de julho a Caixa Econômica alterou o formato de pagamento dos benefícios, de modo que, antes o calendário que era elaborado de acordo com o grupo de aprovados, agora integra todos eles, com exceção do Bolsa Família.

Sendo assim, os pagamentos foram unificados pelo ciclo da data de nascimento, independente do período de aprovação até que as cinco parcelas sejam pagas.

Cada ciclo é dividido em duas etapas, sendo que a primeira correspondente ao período de 22 de julho a 26 de agosto, se trata dos depósitos na conta social para movimentação digital.

Já a segunda etapa entre 25 de julho a 17 de setembro, contempla as modalidades de saque em espécie e transferências bancárias.

Auxílio emergencial: Caixa realizará mais uma etapa de pagamentos!

Calendário que abrange as quatro primeiras parcelas, exceto o Bolsa Família:

Mês de aniversário Depósito Saque

Janeiro 22/07 25/07

Fevereiro 24/07 01/08

Março 29/07 01/08

Abril 37/07 08/08

Maio 05/08 13/08

Junho 07/08 22/08

Julho 12/08 27/08

Agosto 14/08 01/09

Setembro 17/08 05/09

Outubro 19/08 12/09

Novembro 21/08 12/09

Dezembro 26/08 17/09

Como o calendário de saques anterior foi cancelado, alguns beneficiários receberão o auxílio de mais uma parcela que poderá ser cumulada com a anterior na conta poupança social, entretanto, poderão fazer o saque de ambas de acordo com a tabela acima. 

Saque da 4ª parcela para beneficiários do Bolsa Família

Aqueles beneficiários que também estão cadastrados no programa Bolsa Família não possuem o direito ao pagamento cumulativo, podendo receber apenas o de maior valor.

Neste sentido, o saque desta categoria é liberado de acordo com o último número do NIS, podendo ser feito pelo cartão do Bolsa Família, Cartão Cidadão, ou de conta na Caixa. Confira:

  • NIS 1: 20 de julho (seg)
  • NIS 2: 21 de julho (ter)
  • NIS 3: 22 de julho (qua)
  • NIS 4: 23 de julho (qui)
  • NIS 5: 24 de julho (sex)
  • NIS 6: 27 de julho (seg)
  • NIS 7: 28 de julho (ter)
  • NIS 8: 29 de julho (qua)
  • NIS 9: 30 de julho (qui)
  • NIS 0: 31 de julho (sex)

Contas do Caixa Tem bloqueadas

Diversas contas poupança sociais digitais foram bloqueadas pela Caixa Econômica, que alegou inconsistências cadastrais.

Além disso, a instituição também suspeita de fraudes e uso das contas por golpistas. A recomendação para o beneficiário que foi injustamente afetado pela suspensão, deve fazer o desbloqueio pelo próprio aplicativo, ou procurar uma agência para realizar o processo pessoalmente.

Calendário de desbloqueio

Mês de aniversário Data de desbloqueio

Janeiro, fevereiro, março Até 24 de julho

Abril, maio De 27 a 31 de julho

Junho, Julho De 3 a 7 de agosto

Agosto, setembro, outubro De 10 a 14 de agosto

Novembro, dezembro 17 a 21 de agosto

O post Auxílio emergencial: Caixa realizará mais uma etapa de pagamentos! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui