Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil

Para quem tem direito ao Auxílio Gás e começaram a receber o benefício nesta terça-feira (18), vão poder realizar consultas para ter informações sobre o benefício.

Neste mês, 5,4 milhões de famílias receberão o dinheiro para comprar o gás de cozinha. A ajuda será no valor de R$ 52,00, referente a 50% do preço médio do botijão no Brasil.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

O benefício é um programa de auxílio à compra do gás de cozinha, destinado a famílias de baixa renda. Terão preferência para ter acesso ao programa famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência.

O responsável em gerir o programa e enviar os recursos para pagamento é o Ministério da Cidadania.

Será responsável em realizar o pagamento do Auxílio Gás, a Caixa Econômica Federal, que repassará o dinheiro para as pessoas selecionadas pelo Ministério da Cidadania e pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.

Para receber é preciso:

As famílias estarem inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;

As famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.

O benefício financeiro do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, segue os seguintes critérios: 

Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses; 

Famílias com menor renda por pessoa; 

Famílias com maior quantidade de pessoas; 

Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil; 

Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis. 

Serão priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

O pagamento do Auxílio Gás é realizado a cada dois meses pela Caixa, conforme calendário de pagamentos do programa Auxílio Brasil.

O valor será pago da seguinte forma

conta Poupança Social Digital;

conta Poupança Caixa Fácil;

ou Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social.

Como consultar?

A consulta pode ser realizada pelos aplicativos Auxílio Brasil, Caixa Tem ou ligando para o Atendimento Caixa pelo telefone 111, digitando o seu CPF ou NIS.

Como baixar o Aplicativo Auxílio Brasil no celular

Abra o menu do aparelho

Procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular (disponível para Android, acesse a Google Play e para iPhone, a Apple Store).

Na busca, digite Auxílio Brasil Caixa

Toque no ícone com o nome Auxílio Brasil Caixa

​É importante verificar se o desenvolvedor é a Caixa Econômica Federal.

Toque em instalar e depois em aceitar e aguarde a instalação

Toque em abrir

É possível utilizar a ferramenta de duas formas: através de senha cadastrada no Caixa Tem ou usando o código de outros programas, que pode ser o antigo Bolsa Família, FGTS ou Caixa Trabalhador.

Para quem vai fazer o primeiro acesso, é necessário fazer um cadastro no app Auxílio Brasil, basta ir no botão cadastrar-se, em seguida informar uma senha que será usada em outros acessos no app. Em seguida você receberá um e-mail contendo o link de validação, clique nele para confirmar as informações prestadas. 

Depois, volte ao app Auxílio Brasil usando login com os dados cadastrados, como CPF e senha.

O post Auxílio Gás: é possível consultar usando o CPF? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui