Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil

O Auxílio Gás é um programa que permite que famílias de baixa renda possam comprar  o gás de cozinha. Lembrando que as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência têm preferência.

O Programa é gerido pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo envio dos recursos para pagamento. Já a Caixa Econômica Federal é responsável por realizar o pagamento do Auxílio Gás para as pessoas selecionadas pelo Ministério da Cidadania.

Atualmente estão recebendo o benefício 5,58 milhões de famílias. o calendário de pagamento deste mês termina nesta sexta-feira (25), seguindo a ordem de liberação do Auxílio Brasil.

De acordo com o Governo Federal, a cada pagamento serão incluídas novas famílias. A intenção é pagar o Auxílio Gás a todos os beneficiários do Auxílio Brasil (18 milhões de pessoas) até setembro do próximo ano.

Novas famílias vão receber o benefício no próximo pagamento

Existe a possibilidade do Auxílio Gás ser ampliado no próximo pagamento para 11 milhões de famílias. Trata-se de uma proposta que está tramitando no Congresso Nacional, através do senador Jean Paul Prates (PT-RN). Para que essa nova ampliação aconteça será necessário passar por uma votação. Enquanto isso não acontece, o valor do auxílio continuará sendo pago a cerca de 5 milhões de beneficiários. No entanto, corre o risco de que mesmo que a pessoa cumpra os requisitos exigidos pelo governo, fique de fora do programa.

São elegíveis ao Programa Auxílio Gás dos Brasileiros: 

todas as famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;

As famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.

O benefício financeiro do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, segue os seguintes critérios: 

Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses; 

Famílias com menor renda por pessoa; 

Famílias com maior quantidade de pessoas; 

Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil; 

Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis. 

Serão priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

A família deve estar inscrita no Cadastro Único e possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa.

Segundo as regras do Auxílio Gás, a inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no Programa, nem no recebimento do benefício.

Quando será o próximo pagamento do Auxílio Gás?

O próximo pagamento do Auxílio Gás será no mês de abril de 2022. A pessoa receberá o benefício de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social). Após o pagamento de fevereiro, o Auxílio Gás passará a ser bimestral.

Veja o calendário para 2022

 O pagamento do Auxílio Gás é realizado a cada dois meses pela Caixa, conforme calendário de pagamentos do programa Auxílio Brasil.

O benefício será pago da mesma forma que o benefício Auxílio Brasil, sendo possível o crédito em:

conta Poupança Social Digital;

conta Poupança CAIXA Fácil;

ou Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social.

O post Auxílio Gás será ampliado para 11 milhões de pessoas apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui