Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil

O auxílio gás será pago para 5 milhões de famílias neste mês para as famílias de baixa renda. O benefício veio num momento onde muitos brasileiros não estão em condições de pagar pelo produto. O benefício  equivale a 50% do valor médio do botijão de 13kg. Em algumas regiões do pais, o preço do gás já chega à faixa de R$ 120.

Para você ter direito ao auxílio gás, será necessário estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Não é necessário fazer cadastro para receber o benefício, a inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no Programa, nem no recebimento do benefício.

São elegíveis ao Programa Auxílio Gás dos Brasileiros

todas as famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;

As famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.

O benefício financeiro do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, segue os seguintes critérios: 

Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses; 

Famílias com menor renda por pessoa; 

Famílias com maior quantidade de pessoas; 

Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil; 

Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis. 

Serão priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Para receber o Auxílio Gás, a família deve estar inscrita no Cadastro Único e possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 606 no ano de 2022.

Calendário atualizado no mês de março 2022

Será de responsabilidade pagar o Auxílio Gás que vai levar em conta o número do NIS dos beneficiários. 

Calendário de pagamento para o mês de março de 2022

Final do NIS 1 – 18 de março;

Final do NIS 2 – 21 de março;

Final do NIS 3 – 22 de março;

Final do NIS 4 – 23 de março;

Final do NIS 5 – 24 de março;

Final do NIS 6 – 25 de março;

Final do NIS 7 – 28 de março;

Final do NIS 8 – 29 de março;

Final do NIS 9 – 30 de março;

Final do NIS 0 – 31 de março.

Como receber o auxílio gás?

Para você receber o auxílio é necessário fazer um registro no app Caixa Tem. Pelo aplicativo a Caixa vai realizar os repasses do benefício do Auxílio Gás. No Caixa Tem, você vai poder movimentar e utilizar o auxílio para realizar pagamentos de contas e compras com os benefícios do governo.

Neste caso, você terá acesso a um cartão de débito virtual que serve como ferramenta para viabilizar as transações financeiras.

Caso você tenha dúvidas em relação a ter direito ou não ao benefício, basta entrar em contato com o Canal de Atendimento ao Cidadão através do número 111.

O post Auxílio Gás será pago em março? veja se você tem direito? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui