O Banco Central decidiu na quarta-feira (03/02) passar a divulgar a Ata do Comef, novo instrumento de comunicação do Comitê, que será publicada em até cinco dias úteis após cada reunião do colegiado. A Ata do Comef comunicará a avaliação do Comitê sobre a estabilidade financeira, incluindo aspectos relativos à solidez e à eficiência do Sistema Financeiro Nacional.
Ao lado do Comunicado do Comef e do Relatório de Estabilidade Financeira, a Ata do Comef comporá a base de comunicação do Comitê com a sociedade.
A eficiência do Sistema Financeiro Nacional passará a compor a missão do Comitê de forma explícita. O Comef entende ser importante incorporar essa perspectiva em suas análises e decisões, na medida em que critérios de eficiência afetam os próprios objetivos de preservação da estabilidade financeira.
As mudanças serão incorporadas ao seu Regulamento, anexo à Circular nº 3.927, de 11 de fevereiro de 2019, e à Portaria nº 101.735, de 11 de fevereiro de 2019, que disciplina o processo de preparação do Comef, acompanhamento das suas recomendações e de elaboração do Relatório de Estabilidade Financeira.
O Comef é o órgão colegiado do BC que estabelece diretrizes para a manutenção da estabilidade financeira e a prevenção da materialização do risco sistêmico. Para a preservação da estabilidade financeira, o Comef faz um raio-x do sistema financeiro. Se vulnerabilidades forem identificadas, o Comitê discute medidas a serem adotadas para mitigar o risco sistêmico. O Comef costuma realizar quatro reuniões por ano, sendo que a próxima está agendada para o dia 2 de março de 2021.
Acesse na página do
Comef o calendário de reuniões do Comitê.
Clique para ler a Resolução BCB nº 68.
Por Banco Central do Brasil
O post Banco Central aperfeiçoa comunicação do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) apareceu primeiro em Contabilidade na TV.
Fonte: Contabilidade na TV
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui